Início Fórmula 1 RETROSPECTIVA 2017 – PARTE 2 – Os grandes campeões e vencedores do...

RETROSPECTIVA 2017 – PARTE 2 – Os grandes campeões e vencedores do esporte a motor em 2017!

150

Na primeira parte da nossa RETROSPECTIVA 2017, comentamos sobre os campeões e destaques da ENDURANCE BRASIL, as 12 HORAS DE TARUMÃ e WEC! Abaixo, na parte 2, veja quem foram os vencedores na F1, STOCK CAR e MOTO VELOCIDADE!

FÓRMULA 1

A 68ª temporada da Fórmula 1 ocorreu entre 26/03 e 26/11/2017. Com 20 etapas ao todo, ficou marcada pela nova aposentadoria de Felipe Massa, um novo logo da categoria e claro, o tetra campeonato de Lewis Hamilton (2008, 2014, 2015 e 2017)! Com 9 vitórias e o único a terminar todas as etapas (pior resultado um 9º lugar no México), o inglês somou 363 pontos e não deu realmente chances para os demais! Vettel até tentou, sendo líder do mundial por bastante tempo, mas com algumas atitudes e ações desnecessárias, acabou perdendo a condição de tornar-se campeão e quebrar a sequência de títulos da Mercedes. O alemão terminou como vice campeão ao somar fantásticos 317 pontos. Já Bottas, em um campeonato sem muita expressão e demonstração de “garra”, acabou mesmo em 3º e um pouco atrás de Vettel com 305 pontos.

Foto: Steven Tee / Fotos Públicas

Hamilton sagrou-se campeão no GP do México (ver mais), prova totalmente conturbada e repleta de ocorrências! O inglês terminou apenas em 9º após confusão na largada em que o próprio e Vettel tiveram que entrar para os boxes: Lewis com pneu furado e Vettel com asa dianteira danificada após toque dos dois. Como Vettel conseguiu apenas um 4º lugar na corrida, a 9ª colocação de Hamilton foi suficiente para garantir o tetra faltando ainda 2 provas para o fim da temporada!

Veja: Calendário 2017 e os resultados de todas as etapas!

STOCK CAR

Já na Stock Car, em sua 39ª temporada, a decisão do título ficou mesmo para a última etapa em Interlagos. Na disputa as feras Daniel Serra e Thiago Camilo! Daniel Serra largou “campeão” em 2º lugar no grid. Thiago Camilo, o único que poderia tirar o caneco do filho de Chico, largou em 8º e com muitas dificuldades com o carro desde a classificação. A situação de Daniel era realmente muito favorável, pois mesmo que não marcasse pontos, Thiago teria que chegar ao menos em 13º. Já pelo lado do Thiago Camilo, mesmo que vencesse, Serra não poderia subir ao pódio.

Ao final da prova, mesmo com uma grande pressão de Marcos Gomes, Daniel Serra mantém o pódio com a 3ª posição! Thiago Camilo fica apenas em 14º, sem condições de disputa. Ricardinho vence de forma brilhante, seguido de Max Wilson! Um PÓDIO completamente amarelo em Interlagos, fantástica conquista e final de temporada para o grande Rosinei Campos! E SERRA é o grande campeão da temporada, e que temporada! Serra ficou com 371 pontos, seguido de Camilo com 324 (vice) e Max Wilson com 292.

Veja: STOCK CAR – Como terminou a temporada 2017

MOTO GP / MOTO2 / MOTO3

Na motovelocidade, fazendo uso das sábias palavras de Gilson Costa (ver matéria completa), tivemos Joan Mir na Moto3, Franco Morbidelli na Moto2 e Marc Marquez na MotoGP com bons e maus momentos ao longo do campeonato mais disputado dos últimos anos. Realmente assistimos TODAS as provas e não houve uma sequer em que não disparamos: O que é isso?

Na MOTO3, Joan Mir, Romano Fenati, Aron Canet e Gabriel Rodrigo travaram batalhas sem medo, com muita velocidade e pouco juízo nas ultrapassagens. Mas ao final das 18 etapas, Joan Mir foi o grande campeão sem deixar dúvida nenhuma do merecimento. Na MOTO2, o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, não deixou espaço para Thomas Luthi e levantou o caneco ao final da temporada.

Foto: Michelin

E na categoria RAINHA, a MOTOGP, destaque total para o tetra-campeonato de Marc Marquez e a excelente temporada de Andrea Dovizioso na nervosa Ducati. Com um início fantástico Maverick Viñales em sua estreia na Yamaha (venceu 3 das 5 primeiras etapas), tudo parecia indicar que a temporada seria mesmo do numeral #25, mas nada disso se confirmou e Vina, juntamente com uma péssima moto da Yahama e dificuldades por parte de Rossi (além da fratura na perna), terminaram o campeonato apenas observando a disputa acirrada entre Marc e Dovi.

Mas mesmo com uma apresentação fantástica de Dovizioso ao longo da temporada, o espanhol Marc Marquez garantiu mais um título com 298 pontos! Dovi, que até merecia o título, ficou com o vice (261 pontos), seguido de Viñales com 230.

Veja: Calendário 2017 e os resultados de todas as etapas!

VEJA TAMBÉM