Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – Bottas vence, Massa se despede e...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – Bottas vence, Massa se despede e a F1 apresenta seu novo logo – GP de Abu Dhabi – 2017

414
Foto: Bottas – Fonte: Twitter Oficial do Piloto

E neste Domingo (26/11/2017) chegamos ao final de mais uma temporada da Fórmula 1! Tivemos a 20ª etapa do ano no circuito de Yas Marina / GP de Abu Dhabi.

Bottas que largou na pole, conseguiu segurar a liderança até o final e venceu pela 3ª vez no ano, ficando também com a volta mais rápida (pela 2ª vez). Hamilton que até tomou a ponta, apenas entre trocas de boxes, até pressinou em alguns momentos o companheiro, mas acabou mesmo em 2º e à 3.8 segundos atrás. Em terceiro e isolado, fechando o pódio, tivemos o vice campeão da temporada – Sebastian Vettel da Ferrari (terminou uns 15 segundos atrás de Lewis e mais de 25 à frente de Kimi).

Ricciardo que estava razoavelmente bem na prova, acabou abandonando com problemas hidráulicos – diagnóstico parecido com uma “virose”, quando mal se sabe o real motivo! Assim, Kimi Raikkonen e Max Verstappen tiveram tranquilidade para fecharem, nesta ordem, o TOP5. Outro que abandonou foi Carlos Sainz, por erro nos boxes, a roda dianteira esquerda ficou solta, promovendo triste cena na saída dos boxes, quando quase bateu na mureta de entrada do túnel e em seguida abandonou por segurança.

Hulkenberg, que recebeu 5 segundos de punição por cortar caminho e obter vantagem sobre Perez, ainda conseguiu terminar em 6º lugar. Logo atrás tivemos Perez, Ocon, Alonso e Felipe Massa fechando o TOP10.

Foto: Divulgação / F1 Twitter Oficial

E falando em Felipe Massa, o brasileiro completou pontuando sua 269ª prova e último GP na categoria. Ao final da prova, o brasileiro deu uns “zerinhos” na pista e estacionou o seu carro ao lado das Mercedes, campeãs da temporada. Massa saudou os fãs e agradeceu muito todo o apoio:

“Foi um enorme prazer estar na F1 por 16 anos. Tenho muita sorte de ter passado por tudo isso por tanto tempo, correndo contra grandes equipes e os melhores pilotos do mundo. Sendo assim, muito obrigado a todos vocês que estavam me seguindo e me apoiando todo esse tempo. Agradecer também à minha família”

Homenagem Williams para Felipe Massa – Fonte: Twitter Oficial Williams

Rob Smedley, engenheiro que acompanha Massa por muito tempo, acredita que esse era o momento mais adequado para sua saída:

“Acho que agora é definitivamente, o melhor momento para ele se aposentar. O carro está muito longe de onde nós precisamos que esteja. Não tenho a certeza de que possamos obter mais pontos com esse carro. Massa não teve sorte! Ele deveria ter vencido este ano no Azerbaijão. A cada final de semana confiamos nele e temos um piloto amado pela equipe, amado pelo paddock e não há melhor maneira de sair”

RESULTADO FINAL

1 – Valtteri Bottas – Mercedes – 55 voltas – 1h34m14.063s
2 – Lewis Hamilton – Mercedes – 55 – 3.899s
3 – Sebastian Vettel – Ferrari – 55 – 19.330s
4 – Kimi Raikkonen – Ferrari – 55 – 45.386s
5 – Max Verstappen – Red Bull/Renault – 55 – 46.269s
6 – Nico Hulkenberg – Renault – 55 – 1m25.713s
7 – Sergio Perez – Force India/Mercedes – 55 – 1m32.062s
8 – Esteban Ocon – Force India/Mercedes – 55 – 1m38.911s
9 – Fernando Alonso – McLaren/Honda – 54 – 1 volta
10 – Felipe Massa – Williams/Mercedes – 54 – 1 volta
11 – Romain Grosjean – Haas/Ferrari – 54 – 1 volta
12 – Stoffel Vandoorne – McLaren/Honda – 54 – 1 volta
13 – Kevin Magnussen – Haas/Ferrari – 54 – 1 volta
14 – Pascal Wehrlein – Sauber/Ferrari – 54 – 1 volta
15 – Brendon Hartley – Toro Rosso/Renault – 54 – 1 volta
16 – Pierre Gasly – Toro Rosso/Renault – 54 – 1 volta
17 – Marcus Ericsson – Sauber/Ferrari – 54 – 1 volta
18 – Lance Stroll – Williams/Mercedes – 54 – 1 volta
19 – Carlos Sainz – Renault – 31 – Roda Solta
20 – Daniel Ricciardo – Red Bull/Renault – 20 – Hidráulicos

MELHORES MOMENTOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL – PILOTOS

Classificação completa, clique AQUI!

CLASSIFICAÇÃO FINAL – EQUIPES

NOVO LOGO – FÓRMULA 1

E como havia prometido, os chefões da F1 apresentaram o novo logotipo da categoria, tentando explicar que a categoria precisava substituir a icônica marca já utilizada por 23 anos. A maior motivação, segundo Sean Bratches – Responsável pela parte comercial da F1 – é que o antigo design não era de fácil uso em plataformas digitais mais modernas. Ainda, reforçou que assim como outras grande empresas, sentiram a necessidade de simplificar suas marcas – exemplo: Coca-Cola.

Já o chefe de marketing, Ellie Norman, explicou o conceito por trás do novo logo: foi baseado em dois carros que corriam por um circuito e lutavam pela linha de chegada. Veja abaixo o vídeo apresentado:

A nova marca, logo, logotipo,seja como for, não foi muito bem aceita pela comunidade, incluindo os pilotos! Tanto Vettel, Hamilton, como Bottas, ao serem questionados a respeito, podemos resumir suas falas em uma única frase de Bottas: “O que havia de errado com o antigo?”. E você? O que achou?

Eu entendo que qualquer novidade, mudança requer um tanto de humildade e abertura por parte de todos, mas convenhamos… eu não deixaria o outro, que acabou virando a cara da categoria! Eu apenas tentaria deixá-lo mais moderno para ficar, realmente, compatível com as novas mídias – se é que isso é um problema mesmo! Mas ainda acho que o real motivo é que essa nova “direção” quer deixar além das mudanças que em alguns anos serão esquecidas, querem deixar LITERALMENTE sua marca! Eis então o novo logo:

TEMPORADA 2018