Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Após largada caótica em Cingapura, sem culpados, como fica...

FÓRMULA 1 – Após largada caótica em Cingapura, sem culpados, como fica a classificação do mundial?

162
Foto: Steven Tee / LAT Images / Fotos Públicas

E com uma corrida nas mãos, a Ferrari, através de seus pilotos, pode ter perdido em Marina Bay o título de 2017! O que foi esse sanduiche-iche-iche que Vettel, auxiliado por Kimi, fizeram em Verstappen?

VEJA TAMBÉM: FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP de Cingapura – 2017

Em uma largada com pista molhada, na pole position e com seu maior rival em 5º, não era nada necessário tal agressividade de Vettel! Kimi largou MUITO bem, até achei que havia queimado a largada, o que não aconteceu! Para os que defendem que Max foi o grande culpado, por favor, assistam vídeos com a cena e me ajudem! Vi umas 30 vezes em ângulo externo e interno (carro de Verstappen), e não conseguir ver culpa no piloto da Red Bull! Max praticamente não muda o volante de posição, apenas para afastar-se de Vettel que se aproximava! O único erro do #33 foi largar mal em relação a Kimi (mas um pouco melhor que Vettel), o que não gera culpa ou dolo algum!

Após seus abandonos, os 3 disseram:

“Tive uma largada mediana. Depois manobrei um pouco para a esquerda para defender a posição em relação à Max Verstappen. Depois disso, não tenho certeza do que aconteceu, mas fui atingido na lateral. Continuei e rodei na curva #3, mas devido os danos do carro. É uma pena não poder mostrar nosso ritmo hoje, mas temos outras corridas e estou bem certo de que haverá mais oportunidades” – Vettel

“Logo na largada dei um pulo muito bom e depois fui atingido. Assim resumimos nossa corrida! Não acho que eu poderia realmente ter feito algo para evitá-lo. É uma pena e seja qual for a causa, o problema ou o culpado, não altera o resultado final. Vamos para a próxima e fazer o nosso melhor” – Kimi

“A minha largada foi um pouco melhor que a de Vettel e tenho certeza que ele viu isso! Depois ele tentou mover-se para a esquerda para defender sua posição e talvez não soubesse que Kimi estava do outro lado. Acredito que não foi uma manobra inteligente quando se está lutando por um campeonato mundial. Kimi teve uma ótima largada e apareceu ao meu lado muito rapidamente, não tentei defender, pois sabia que seria uma longa corrida. Ele então começou a me apertar também a tal ponto que não havia muito que eu pudesse fazer. Eu estava preso em um sanduíche sem poder sair dele. Todos nós perdemos no final” – Max Verstappen

Cada um com sua visão e até entendo a situação! No papel de Vettel, pole position e precisava garantir a vitória. Vendo um rival forte, como estava a Red Bull neste final de semana, o piloto não pensa em outra coisa, apenas defender a posição. Nos olhos de Kimi, você observa um carro à sua frente largar mal! E aí? Claro que você parte para cima e tenta vencer a disputa, ainda mais por não ter muito o que perder. E por último, Verstappen necessitando mostrar serviço e TAMBÉM sem muito o que perder. Mesmo achando que ele não tinha muito o que fazer, foi engolido pelos “pães” – ops! – quer dizer, carros da Ferrari.

Foi um acidente de corrida e culpado ou não, o único de tinha tudo, e digo TUDO mesmo, a perder nessa disputa de “quase” curva# 1 era Vettel! A FIA analisou e também entendeu ser uma situação de corrida, não punindo qualquer piloto.

“O carro #7 (Kimi) fez uma largada excelente e tentou a ultrapassagem sobre o carro #33 (Max), pela esquerda. Ao mesmo tempo, o carro de numeral 5 (Vettel), largou de forma mais lenta e partiu para o lado esquerdo. Os carros #33 e #7 bateram, o que resultou uma colisão em cadeia do carro #33 no #7, que batou no #5 e em seguida no #14 (Alonso). Os comissários entenderam que nenhum piloto foi totalmente ou predominantemente culpado pelo incidente, portanto não tomarão atitude adicional” – Comunicado da FIA / Direção da prova

Sim, estou aberto a todas as opiniões e quem puder, ajude-me a entender melhor!

Foto: Twitter F1

Mas, independente do culpado ou culpados, o fato é que HAMILTON abre 28 pontos para Vettel e sendo bem sincero, apenas uma nova fase NEGRA para Luizinho perder esse caneco. O inglês dividiu uma 3ª fila com Bottas e praticamente foi para a corrida para somar o maior número de pontos e PONTO! Sem grandes expectativas por uma vitória, que caiu literalmente em seu colo. Além disso Vettel observa Bottas se aproximando e o que era um mero coadjuvante no campeonato, observando de fora a disputa entre #5 e #44, passa a ser uma ameaça inclusive a um possível vice-campeonato de Vettel. E chega de se, se, se e mais se. O fato é a nova classificação do campeonato:

Imagem: Twitter F1

Faltam ainda 6 etapas e MUITA coisa pode acontecer, mas ainda acho que Hamilton colocou a mão na taça! Temos ainda 2 provas na Ásia (Malásia e Japão), depois vamos aos EUA, México (fantástico) e Brasil, fechando o campeonato em Abu Dhabi. VEREMOS, VEREMOS!