Início Fórmula Indy FÓRMULA INDY – Programação, Horários e Transmissão – 17ª Etapa – Sonoma...

FÓRMULA INDY – Programação, Horários e Transmissão – 17ª Etapa – Sonoma – 2017

450

GRID DEFINIDO: Veja agora quem larga na POLE em SONOMA 2017!

Fonte: IndyCar.com

E chegamos em Sonoma para a última etapa da Fórmula Indy 2017. A prova tem sua importância ampliada pela questão da pontuação dobrada! O que pode facilmente mudar o rumo das coisas, já que estão em jogo 104 pontos! A prova, como sempre, será no Sonoma Raceway – próximo à cidade de Sonoma no estado da Califórnia. O circuito é um misto de 4 km e muito desafiador.

Fonte: Wikipedia

Ano passado, a decisão também ficou em Sonoma. O vencedor da prova, sem muitas emoções, foi o francês Simon Pagenaud. Quem poderia ter complicado sua vida, Will Power, se complicou na prova e acabou em 20º.

Já este ano, o grade favorito é Josef Newgarden sem dúvida alguma! Em grande momento e com a chamada “faca nos dentes”, o piloto não chega praticamente campeão em Sonoma devido a péssima apresentação na etapa de Watkins Glen. Faltando 15 voltas para o final, Newgarden se assustou com Will Power na saída dos boxes, bateu na mureta de proteção e ainda foi atingido por Bourdais na traseira. Uma situação realmente assustadora e amadora do grande favorito ao título. No final das contas Josef terminou apenas em 18º e a diferença de 31 pontos para Dixon caiu para apenas 3. Veja o ocorrido:

Sendo assim, nesta final mais acirrada dos últimos tempos, temos MATEMATICAMENTE 6 pilotos na disputa do título 2017 da categoria, mas desculpe a sinceridade, salvo algum DESASTRE DO UNIVERSO a disputa será mesmo entre Josef e Dixon. Tudo bem, até podemos considerar Hélio Castroneves e Pagenaud. Já Will Power e Rossi a coisa fica mais complicada. Mas é muito bom ver três times com chances de título: Penske, Chip Ganassi e Andretti. Veja como está a classificação atual:

Abaixo o sistema de pontuação da Indy em 2017 (retirado do site oficial):

Mas para a etapa de SONOMA a pontuação é DOBRADA, assim o vencedor receberá 100 pontos, o 2º ganha 80 e o 3º, seus 70 pontos. Mas em uma final tão acirrada assim, não podemos desconsiderar os pontos BÔNUS: Pole position (1 ponto), Liderar ao menos 1 volta (1 ponto) e liderar a maior quantidade de voltas (2 pontos).

MATEMÁTICA DO TÍTULO

Então vamos lá tentar mostrar as possíveis variações de posições e os desdobramentos entre os 6 que disputam o título! Josef Newgarden com seus 560 pontos, lidera a temporada e claro, depende apenas de sua competência para ser o campeão 2017! Mas caso não vença, temos as seguinte combinações: Se ficar em 2º, é campeão, salvo Dixon ou Castroneves vencerem, ainda marcarem todos os pontos extras e Newgarden não LIDERAR volta alguma! Desculpe o que é praticamente impossível! Mas vamos lá, caso Josef termine a prova em 3º, ele precisa apenas que Dixon fique atrás dele e Castroneves no máximo em 2º.

Foto: Dixon. Fonte: IndyCar.com

Já Scott Dixon, vice-líder com 557 pontos, é o outro que depende apenas dele mesmo para ser campeão! Ou seja, venceu, leva o caneco! Caso termine em 2º, precisa de um dos pontos extras no caso de Castroneves vencer e ainda tem que ver Newgarden chegar atrás dele! E finalizando, caso termine em 3º, precisa que Newgarden fique atrás e Castroneves não vença!

E falando do nosso Hélio Castroneves, que possivelmente tem sua melhor (e talvez última) chance de título na carreira, independente de continuar em 2018 ou não! O brazuka tem 538 pontos e praticamente depende apenas dele para sagrar-se campeão. Castroneves precisa vencer e ficar com 3 pontos extras a mais que Newgarden, ou seja, por exemplo ficar com a pole, liderar a maior quantidade de voltas na prova e vencer! Considerando que Newgarden fique em 2º. Já considerando Dixon em 2º, Helinho precisa vencer e ter mais pontos extras que o piloto da Ganassi. E se Hélio não vencer, chegando em 2º, precisa que Newgarden não passe de 6º, Dixon não passe do 5º e Pagenaud não vença.

Foto: Castroneves. Fonte: IndyCar.com

Sobre o atual campeão, Simon Pagenaud, o francês está em 4º e com 526 pontos. A coisa não será fácil na briga pelo bi-campeonato! Tem que vencer e torcer para Newgarden e Dixon não passem do 4º lugar. Se ficar em 2º, só leva o caneco se Newgarden não passar do 9º lugar, Dixon não passar de 8º e Castroneves não subir ao pódio.

E por último, os que tem chances, mas fora da realidade! Will Power, com seus 492 pontos, vencer é a única opção e ainda Josef Newgarden não pode passar do 15º, Dixon no máximo em 13º, Castroneves não pode passar de 7º e Pagenaud tem que ficar fora do pódio. E por último, Alexander Rossi com 476 pontos, também é vencer ou vencer! Ainda, contar com uma combinação surreal: Tem que somar 3 pontos extras e ainda Newgarden não pode passar do 21º lugar, Dixon não pode passar de 19º, Castroneves no máximo 10º e Pagenaud no máximo 7º lugar. UAU!

UFA! Já até começou a sair fumaça da cuca! Meu amigo, resumindo, IMPERDÍVEL essa prova em Sonoma! Para quem tem BANDSPORTS, tá fácil! A emissora trasmitirá AO VIVO essa final fenomenal. Já a nossa querida e estimada REDE BANDEIRANTES DE TELEVISÃO, mais uma vez vergonhosamente, e repito, VERGONHOSAMENTE fará apenas a transmissão de um medíocre VT às 01:30 da madrugada de domingo para segunda-feira. Desculpem, mas é um absurdo que a emissora não transmita a ETAPA FINAL da INDY 2017 ao vivo, assim como foi feito em 2016! O que mais me revolta é o motivo: a corrida será no horário do “campeão” de audiência SÓ RISOS (Uma seleção FANTÁSTICA dos vídeos mais engraçados que circulam pelas rede sociais e canais da web) e ainda do saturado e “fantástico” PÂNICO na BAND! Mas como dizem, a emissora precisa sobreviver ($$$$$$$)!

PROGRAMAÇÃO, HORÁRIOS E TRANSMISSÃO

Sexta-feira – 15/09/2017

14:00 – Treino livre 1
18:00 – Treino livre 2
19:00 – Treino livre de pit-stops

Sábado – 16/09/2017

15:00 – Treino livre 3 – YOUTUBE
19:30 – Treino classificatório – GRID DE LARGADA

Domingo – 17/09/2017

15:30 – Warm-UP – YOUTUBE
19:30 – CORRIDA – 85 voltas – BANDSPORTS

Segunda-feira – 18/09/2017

01:30 – CORRIDA (VT) – Bandeirantes

ENQUANTO NÃO COMEÇA

Enquanto não chega a hora, veja como foi a etapa em 2016!

CORRIDA COMPLETA – 2016

MELHORES MOMENTOS – 2016

VEJA TAMBÉM