Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Grid de Largada – 12ª Etapa – GP da...

FÓRMULA 1 – Grid de Largada – 12ª Etapa – GP da Bélgica / Spa – 2017

333

E neste sábado (26/08/2017) tivemos os treinos classificatórios para o GP da Bélgica de Fórmula 1 2017. A disputa da pole estará mesmo entre Hamilton, Kimi e Vettel. Felipe Massa perderá 5 lugares no grid em virtude de penalidade por não ter desacelerado suficientemente na zona de bandeira amarela no terceiro treino livre pela manhã. Contrariando um pouco a previsão de tempo, céu aberto e sol em Spa.

Q1

Nas primeiras tentativas, Hamilton foi o primeiro a sair e marcar tempo, em seguida Vettel diminuiu o tempo e assume a ponta. Kimi em terceiro, seguido de Bottas e Massa. Pouco depois Vandoorne passa a 6º e Verstappen vai a 3º, deixando Kimi em 4º. Faltando 10 minutos, Lewis diminui seu tempo e toma aponta de Vettel. Ricciardo assume o P6 e Alonso em 8º. Após a volta de Ocon, com volta excelente, vai a P7 com sua Force India.

Após as últimas tentativas de classificação para o Q2, ficamos com o seguinte: Hamilton, Vettel, Verstappen, Raikkonen, Bottas, Ricciardo, Ocon, Hulkenberg, Sainz, Vandoorne, Palmer, Magnussen, Perez, Alonso e Grosjean no TOP15 e assim, aptos ao Q2. Ficam de fora: Massa, Kvyat, Stroll, Ericsson e Wehrlein.

“Continuo na mesma maneira, insatisfeito com o carro e situação. Hoje pela manhã achamos que estaríamos melhor o TL3, mas não. Isso tudo mostra que a situação é crítica e que outras equipes melhoraram muito em relação a gente. O carro, ao invés de andar pra frente, andou para trás” – Felipe Massa

Q2

Inicia-se o Q2 e as Mercedes são as primeiras a sair do BOX. Hamilton, seguido de Bottas. Ambos com pneus ultra-macios.

Após as primeiras voltas, Hamilton com o melhor tempo e record da pista (1:43.539), seguido de Raikkonen, Bottas, Verstappen, Vettel, Ricciardo, Palmer, Ocon, Perez e Alonso no TOP10. Fora da Zona de classificação ao Q3: Hulkenberg, Magnussen, Grosjean, Sainz e Vandoorne.

Faltando menos que 4 minutos, partimos para as últimas tentativas e ao final ficamos com: Hamilton, Bottas, Raikkonen, Verstappen, Vettel, Ricciardo, Palmer, Perez, Hulkenberg e Ocon classificados para a parte final – Q3. Fora: Alonso, Grosjean, Magnussen, Sainz e Vandoorne. Mesmo com a tentativa de Vandoorne em ajudar Alonso com um vácuo, infelizmente Alonso ainda ficou de fora do Q3.

Q3 – PARTE FINAL

E na hora da verdade, Kimi foi o primeiro a sair dos boxes! Hamilton, Vettel e Bottas em seguida! Palmer escapa e se complica já no Q3. Esse, mesmo com todo o esforço que tem apresentado após a ameaça de demissão, não tem muito jeito para a coisa não.

Após as primeiras tentativas, Hamilton, Kimi, Bottas, Vettel e Verstappen no TOP5. Hamilton já na casa de 1:42.907, deixando Kimi mais de 0.300 para trás. Ricciardo em 6º. Faltando 4 minutos e todos entram para as últimas voltas!

Hamilton entra e crava 1:42.553, praticamente garante a pole! Em volta espetacular, Vettel garantiu o P2 com 0.250s atrás de Lewis, seguido de Bottas em 3º, com mais de 0.500s atrás do companheiro. Kimi ficou apenas em 4º, seguido de Verstappen e Ricciardo no TOP6. Hulkenberg, Perez, Ocon e Palmer completaram o TOP10.

GRID DE LARGADA

Lewis Hamilton passa a 68 poles na história e iguala a marca de Michael Schumacher!

Foto: Twitter Oficial F1

Chorando, emocionado: “Primeiro quero agradecer todos os fans. Agradecer a equipe, é uma das pistas que mais gosto e conseguir fazer uma volta boa aqui é fenomenal. Quanto à mensagem que acabei de receber da família de Schumacher é fantástica e tenho honra de estar aqui hoje e igualando o record dele. Tive férias, descansei bastante e é muito bom retornar assim” – Hamilton

Lembrando que Felipe Massa perderá 5 lugares no grid em virtude de penalidade por não ter desacelerado suficientemente na zona de bandeira amarela no terceiro treino livre pela manhã. E não foi somente Massa a ser penalizado. Vandoorne também perdeu ABSURDAS 65 posições por trocas de partes da unidade de potência, Kvyat 20 posições pelo mesmo motivo. Na Sauber, ambos (Ericsson e Wehrlein) perdem 5 posições por troca de câmbio. Assim ficamos, por enquanto, com a seguinte sequência no grid de largada:

 

FOTOS – TORCEDORES

E diretamente de Spa, os amigos do TDT e nossos correspondentes internacionais, nos enviaram um pouco dos bastidores (na visão de um torcedor), sentados no barranco e curtindo a 12ª etapa do mundial de F1. Valeu Fábio Kolling e Thais Hoffmann!

[envira-gallery id=”17850″]

CORRIDA

A corrida ocorrerá às 09:00 (Horário de Brasília) deste domingo (27/08/2017) e com transmissão pela Rede Globo. Veja nossa PROGRAMAÇÃO DA TV completa e veja horários alternativos (REPRISES). Clique aqui!