Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – 11ª Etapa – GP da Hungria...

FÓRMULA 1 – Resultado Final – 11ª Etapa – GP da Hungria – 2017

297

E neste domingo (30/07/2017) tivemos a 11ª etapa do mundial de F1 – GP da Hungria! E com uma “paulada” da Ferrari, a Mercedes larga na 2ª fila – Hamilton e Bottas. Vettel pole e Kimi completando a dobradinha da Ferrari. No mundial Vettel com 177 pontos e Hamilton com 176. Felipe Massa não correu, sendo substituído por Paul di Resta!

LARGADA

Largada intensa! Vettel consegue manter a ponta, segura o ímpeto de Kimi. Em seguida, Bottas consegue manter-se à frente de Hamilton, que é ultrapassado pelas duas Red Bulls. Mas em seguida, toque entre Max Verstappen e Ricciardo, levando a pior o #3 Ricciardo que tem carro danificado, roda e abandona. Incidente: na tentativa de manter a posição à frente de Ricciardo, Max perde a tangencia e acaba espalhando um pouco na curva #3. Mesmo com o espaço dado por Ricciardo, Max acerta em cheio a lateral/pneu traseiro esquerdo de Ricciardo.

[envira-gallery id=”17011″]

Resultado? Safety Car! Ordem: Vettel, Kimi, Bottas, Verstappen, Hamilton, Sainz, Alonso, Perez, Vandoorne e Ocon no TOP10.

VOLTAS 1 – 10

Relargada na volta 5, Verstappen e Hamilton disputam a 4ª posição, Alonso e Sainz na luta pela 6ª. Mas sem sucesso em ambos os casos. Vettel abre de Kimi e Bottas não acompanha Kimi. A organização da prova anuncia a punição para Verstappen: 10 segundos parado nos boxes! Corrida segue sem ultrapassagens e ao final da volta 10 tínhamos: Vettel, Kimi, Bottas, Verstappen, Hamilton, Sainz, Alonso, Perez, Vandoorne, Ocon, Palmer, Hulkenberg, Magnussen, Kvyat, Stroll, Grosjean, Di Resta, Wehrlein e Ericsson.

VOLTAS 11 – 20

Volta 12 e a diferença de Vettel para Hamilton já era de quase 12 segundos. Bottas está mais de 5 segundos atrás de Kimi. Naquele momento, com as posições do momento entre Vettel e Lewis, o campeonato estaria com 202 pontos para Vettel, contra 186 de Hamilton.

VOLTAS 21 – 30

Chegamos à volta 21 e nada de ultrapassagens! Apenas as diferenças aumentando. A Haas de Grosjean com problemas após o pit stop, ao voltar à pista, a roda estava solta. Abandona, sem necessidade de bandeira amarela.

Foto: Twitter Oficial F1

Hulkenberg ultrapassa Palmer e assume a 11ª posição. Volta 27, Vettel tem 2 segundos para Kimi, 8 para Bottas, 11 para Max e 13 para Hamilton! Nico Hulkenberg, em prova de recuperação, se aproxima de Ocon na disputa pelo 10º lugar!

Ricciardo revoltado com Max Verstappen: “Vou conversar com ele e vamos ver se vai se comportar conforme a idade que tem ou como um homem, assumindo que errou!”.

VOLTAS 31 – 40

Começam as paradas de boxes! Stroll é o primeiro! Dos ponteiros, Bottas entra antes e coloca os compostos amarelos em parada ruim – problemas na roda dianteira esquerda. Hamilton entra na volta seguinte. Volta 33 e temos a parada de Vettel, logo em seguida Kimi faz o mesmo e retorna colaaaaado em Vettel! Bottas seguiu à frente de Hamilton e assim, na corrida da “fila indiana”, nem nos boxes tivemos alterações de posição!

Foto: Twitter Oficial F1

Volta 36, Sainz e Alonso executam suas paradas JUNTOS e a Toro Rosso consegue sair à frente! Mas em pista, Alonso pressiona muito na disputa pela 10ª posição. Alonso acaba escapando e perde o contato! Mas incansável, volta à briga, leva X, mas consegue – por fora – uma bela ultrapassagem! Alonso em 10º, mas com pilotos à frente que não fizeram seus pits. Boa corrida do espanhol. Hamilton encosta definitivamente em Bottas!

VOLTAS 41 – 50

Volta 41, Max Verstappen, líder temporário, ainda não havia parado e com 10 segundos à frente de Vettel. Bottas consegue reagir e abre distância segura para o companheiro. Com os compostos amarelos, Mercedes tem melhor desempenho em relação à Ferrari e a dupla se aproxima muito de Kimi Raikkonen. Naquele momento: Max, Vettel, Kimi, Bottas e Hamilton no TOP5.

Foto: Twitter Oficial F1

E da turma que fará certamente uma única parada, Verstappen faz sua parada de box. Punido (pit-stop + 10 segundos), Vettel, Kimi e Bottas retomam suas posições originais. Hamilton assume a 4ª posição com Max em 5º. Vandoorne também faz o pit e retorna em 12º.

Eeeeee… eeeee… o esperado acontece! Bottas abre para Hamilton! Era óbvio, mas Bottas deixa claro que foi o jogo de equipe e não situação de pista! Mas na prática, Hamilton passa e abre MUITO em relação à Bottas! Muito mais rápido! Volta 47: Vettel, Kimi, Hamilton, Bottas e Max. Mercedes volta à prova!

Foto: Twitter Oficial F1

Rádio Mercedes / Bottas: “Caso Hamilton não ultrapasse as Ferarris, irá devolver a sua posição”

VOLTAS 51 – 60

Seguimos com o trio Vettel, Kimi e Hamilton! Mas o inglês que aparentemente iria pressionar muito Kimi, não o fez! Não consegue diminuir a distância suficientemente para abrir asa móvel. Volta 55: Vettel, Raikkonen, Hamilton, Bottas, Max, Alonso, Sainz, Perez, Ocon, Vandoorne, Magnussen, Hulkenberg, Kvyat, Palmer, Stroll, Ericsson, Wehrlein e Di Resta.

VOLTAS 61 – 70

Entramos na última parte da prova, Hamilton até consegue diminuir a distância para Kimi para utilizar asa móvel, mas mesmo assim não tem efetividade. Que prova de Alonso, colocando a McLaren no P6. Infelizmente Di Resta abandona nos boxes com problemas no carro.

Foto: Twitter Oficial F1

Faltando 6 voltas, Hamilton não consegue realmente ser efetivo e a Ferrari garantindo a dobradinha até então. Kimi consegue abrir 2 segundos para o inglês. E lá atrás, Max Verstappen encosta em Bottas!

FIM DE PROVA! Deu Ferrari e com dobradinha! De ponta a ponta, Vettel e Kimi comandaram a vitória! Corrida de poucas ultrapassagens, Mercedes com jogo de equipe para tentar reverter a situação, mas de nada adiantou. Mesmo com uma evolução com os compostos amarelos, a Ferrari, nas condições da Hungria, foi realmente melhor e mereceu a conquista! Hulk, o único punido do final de semana no grid de largada, começou bem na recuperação, mas com falha no pit stop tudo foi por água abaixo. Alonso fez mágica e realmente colocou a McLaren em 6º, logo atrás de Max, que VAI escutar muito de Ricciardo!

E no finalzinho… linha de chegada… a Mercedes cumpre o combinado e Hamilton cede a posição para Bottas! Menos mal? Tudo bem assim? Não sei e nem quero saber! Fato: Vettel, Kimi, BOTTAS, Hamilton e Max.

E imagina se Alonso deixaria barato esse P6, ou melhor, terminar uma prova!?!?

Foto: Twitter Oficial F1
RESULTADO FINAL
CLASSIFICAÇÃO – PILOTOS

PRÓXIMA ETAPA

E agora a F1 entra nas merecidas férias! A próxima etapa será em 27 de agosto para a 12ª etapa em Spa / Bélgica. Veja o calendário completo!

NEWSLETTER – TOMADA DE TEMPO

E não esqueça de assinar nossa NEWSLETTER! Rápido e fácil!

Nos siga também nas redes sociais: facebook.com/tomadadetempo, instagram.com/tomadadetempo, twitter.com/tomadadetempo e nosso canal no YOUTUBE!