Início Fórmula 1 Fórmula 1 – E o torcedor? – GP Hungria – 2017

Fórmula 1 – E o torcedor? – GP Hungria – 2017

219
Reprodução

VELOCIDADE, EU SOU A VELOCIDADE!

Quando nosso editor Marcelo Henrique me convidou a escrever no Tomada de Tempo, nem sei quantos anos atrás, fiquei muito feliz com o convite porque a proposta deste portal é divulgar as provas de velocidade que acontecem no planeta e que tem milhões de torcedores que curtem o prazer de uma disputa pela vitória sempre na pista.

Comecei a assistir corridas de Fórmula 1 na década de 70 onde meu ídolo era um simpático piloto conhecido por Emerson Fittipaldi, não sei se a geração de hoje conhece? Enfim…

Os dois títulos mundiais deste senhor me emocionam até hoje. Um brasileiro vencedor num mundo dominado pelos pilotos europeus. Este senhor abriu a porta para tantos outros pilotos brasileiros e foi inspiração para outros tantos estrangeiros. Falando só dos brasileiros e para não esquecer todos, vou citar mais três que me inspiram até hoje: Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello.

Procurem no You Tube a “lendária ultrapassagem de Piquet sobre Senna em 1986” e a “o Hoje Sim! Hoje Não?” da vitória de Schumacher ultrapassando?? Rubinho na linha de chegada em 2002. Porque peço para vocês procurarem essas imagens? Porque mostram o caminho para o qual a Fórmula 1 está se direcionando: AUTORAMA.

Os “DEUSES DA VELOCIDADE” tem utilizado o GP da Hungria para nos avisar sobre o Apocalipse que se aproxima. As duas citações acima aconteceram onde? GP da Hungria. E hoje foi dado o 3º aviso. Que toquem as trombetas!!!!

Mercedes e Ferrari nos mostraram hoje que não importam pilotos, torcedores, disputas na pista, nada. O mais importante é vencer a qualquer custo.

UM BREVE RESUMO

Vettel larga na pole, seguido de Raikkonen e Bottas. Verstappen larga melhor que Hamilton que estava em quarto e assume a posição. Ricciardo no fim da reta e entrada da curva passa Hamilton por dentro e fica lado a lado com Verstappen dividindo curva. Verstappen erra freiada e bate na lateral de Ricciardo danificando o radiador daquele carro. A água molha os pneus e Ricciardo roda saindo da prova. Sainz e Alonso disputam a corrida inteira todas as retas e todas as curvas como se estivessem pilotando kart. Se divertiram muito. Vettel vence a corrida, Kimi em segundo e Bottas em terceiro. Tudo normal né? Não foi bem assim.

COMO ASSIM F1 AUTORAMA?

Reprodução

Kimi estava sempre mais rápido que Vettel e foi obrigado pela Ferrari a manter distância do alemão, dessa maneira seria um escudo a deter Bottas. Bottas que também estava muito rápido não pode buscar Kimi porque foi obrigado a ceder sua posição para Hamilton, a Mercedes entendeu que o inglês teria mais chances de ultrapassar as Ferraris. Os dois finlandeses mais rápidos da prova não puderam mostrar seu talento.

Percebendo a repercussão pelas redes sociais a Mercedes comunicou por rádio para Hamilton que teria metas a cumprir, se não cumpridas deveria devolver a posição para Bottas??? Como assim??? Quem está a 300 km/h dentro de um carro? E os milhões de torcedores que acordaram neste domingo para assistir as disputas da F1?

No mesmo momento me lembrei do meu tempo de criança quando brincava com autorama. Igualzinho, eu digo o quê o carro deve fazer. Meu piloto era uma simples cabeça de plástico colada no carro, eu mandava, eu tinha o controle.

E ALONSO?

Sim, também fiquei frustrado, quando a Ferrari mandou Felipe Massa deixar Alonso passar na Alemanha em 2010, ou quando Nelsinho bateu de propósito em Singapura 2008 para favorecer Alonso. Aí tem um detalhe a favor do espanhol. Ao escolher trocar a Ferrari pela McLaren em 2014 acreditando que o carro de Maranello não estava a altura da sua então “arrogância característica”, Don Alonso desceu ao inferno e está renascendo das cinzas.

Todo o planeta sabe que o atual motor Honda do carro de Alonso está mais para motor de F2, lembram do “GP2 Engine – Suzuka 2015”? Pois é, o espanhol teve que reaprender o gosto por correr do jeito que dá, com o equipamento que tem, se divertindo na pista e divertindo os torcedores. Alonso é outro depois de sua passagem pelas 500 Milhas de Indianápolis neste ano. Aprendeu a simplesmente correr. ISSO É FÓRMULA UM!

Fonte:globoesporte.globo.com

GRAN FINALE

Escrevi tudo isso caros leitores, porque a imagem que abriu este texto tem um detalhe icônico e ao mesmo tempo profético. Antes de terminar, voltem na imagem de abertura, vejam com olhos da fórmula 1 2017 a imagem do início deste texto e depois vejam a imagem final com o detalhe e sintam como estou sentindo a esperança que tenho dos bons tempos da verdadeira Fórmula 1.

Todos temos tempo até o GP da Bélgica para refletir e salvar a F1. Depende de todos e você sabe muito bem como fazer isso Nikki Lauda.

Gilson Costa, torcedor – Relâmpago McQueen me representa, Mercedes e Ferrari em 2017, não!

Reprodução