Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – GP da Inglaterra –...

FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – GP da Inglaterra – Silverstone – 2017

534

VEJA JÁ: Programação e Horários – GP de Abu Dhabi – 2017!

Foto: FOTO STUDIO COLOMBO / PIRELLI MEDIA / FOTOS PÚBLICAS

E chegamos a Silverstone para o GP da Inglaterra de Fórmula 1 2017! Uma das mais importantes provas da Fórmula 1, principalmente pela história, pelo traçado – rápido! É a 53ª vez que o circo da F1 desembarca lá e é palco favorito por diversos pilotos! Principalmente por terem corrido diversas vezes nas categorias de base também. O Circuito passou por diversas reformas nos últimos anos, mas não perdeu sua principal característica: curvas rápidas em uma sequência fantástica onde os carros não ficam abaixo dos 200 Km por hora! Ainda, segundo conta a história, a pista foi construída em uma pista de pouso da 2ª Guerra Mundial e lá VENTA muito! E vento sempre é um problema! A pista tem 5891 metros de extensão, são 52 voltas no domingo e uma velocidade máxima de 330 Km/h. E claro, com os novos carros, expectativa de quebras de records e isso é mais que garantido!

Foto: Por Gustavo Girardelli – WikiPedia

Ano passado Lewis Hamilton venceu e a etapa foi marcada pela punição de Rosberg após o final da prova com 10 segundos em seu tempo. Tudo devido conversa via rádio não permitida e que infringia a Diretiva Técnica 014/16. Com a punição, Max Verstappen assumiu a 2ª posição e Hamilton encostou em Rosberg no mundial – apenas 1 ponto os separavam naquele momento. Veja mais sobre o acontecido aqui!

Este ano, Vettel é o líder com incríveis 20 pontos à frente de Hamilton! Claro, o inglês jamais será considerado fora do páreo, mas que a cada etapa, com uma surpresa da Mercedes ou algum contexto diferente do esperado, Hamilton tem dificuldades para se aproximar do piloto da Ferrari na classificação. Bottas é quem mostra sua cara e já tem 136 pontos, contra 151 de Hamilton em 2º e 171 de Vettel.

Foto: Facebook Oficial Ferrari

Já na Red Bull, com os vários problemas que Max Verstappen tem enfrentado, mesmo com um pódio de Ricciardo no GP da Áustria (Veja o resultado), não é momento de comemoração. Max tem apenas 45 pontos e já perde até para Perez que assumiu a 6ª posição no mundial com 5 pontos a mais que o piloto da equipe dos energéticos. Tudo bem, Ricciardo possui 107 pontos e está à frente de Kimi com apenas 83. Nem iria falar, mas já que estamos aqui, Felipe Massa continua disputando com Renault e Haas. O brazuka é o 10º com apenas 20 pontos – apenas 2 a mais que o novato Stroll.

A corrida em Silverstone promete sim! Temos tido boas corridas em virtude de dificuldades hora na Mercedes, hora na Ferrari. Sabe aqueles problemas realmente inesperados? Até isso tem auxiliado a Liberty Media no campeonato. E por falar nisso, parabéns mais uma vez a essa nova direção, com outra visão e várias tentativas de aproximar o público da categoria – intocável – até meses atrás.

IMPASSE – SILVERSTONE/BRDC e LIBERTY MEDIA

E na semana que antecede o GP da Inglaterra, em Silverstone, o que deveria ser uma grande festa pode acabar se tornando uma bela disputa de interesses! Mas desta vez, desculpe, puxada pelo lado do circuito – no caso, Silverstone! Quando a Liberty Media assumiu o comando da F1, comprou os contratos existentes (do Tio Bernie) e alguns venciam em 2017, outros em 2018, 2019 e até 2020.

Foto: virginexperiencedays.co.uk

Claro, desde a época de Ecclestone, a maioria dos envolvidos reclamavam que os contratos eram tendenciosos e sempre promoviam mais benefícios à FOM em detrimento aos circuitos e parceiros. Entendendo desta forma, a BRDC – Gestão de Silverstone – resolveu levantar a lebre e ativou a cláusula de quebra de contrato com a categoria. O contrato atual de Silverstone vai até 2019, mas a entidade responsável pelo circuito deseja rever algumas cláusulas com a Liberty antes disso, sob pena de NÃO renovar mais para 2020.

Em comunicado oficial os gigantes da F1 disseram:

“A semana que antecede o GP da Inglaterra deveria ser uma grande festa para a categoria e para o local. Lamentamos muito que Silverstone tenha escolhido usar justamente esta semana para se posicionar negativamente e invocar uma cláusula de quebra de um contrato com vigência de 3 anos. Oferecemos uma ampliação dos prazos atuais para nos concentrar em tudo o que Silverstone e a F1 trazem de bom para a categoria. Lamentavelmente, os gestores de Silverstone escolheram procurar uma vantagem de curto prazo para se beneficiar. Nosso foco ainda é preservar o GP da Inglaterra. Continuaremos a negociar com o promotor com boa fé e em particular para alcançar uma solução justa e equitativa” – Liberty Media

Por outro lado, John Grant – presidente do BRDC comentou e foi taxativo:

“A decisão foi tomada porque não será financeiramente viável organizar o GP da Inglaterra nos atuais termos do contrato. Tivemos perdas significativas (dezenas de milhões em 2015 e 2016) e infelizmente esperamos perder algo semelhante em 2017. Estamos em um ponto em que não podemos deixar nossa paixão pelo esporte conduzir nossas cabeças. Isso não só colocaria em risco o futuro de Silverstone e do BRDC, mas também da comunidade do automobilismo britânica. No entanto, quero deixar claro que, apesar de termos ativado a cláusula de rompimento, estamos apoiando totalmente as mudanças que o grupo Liberty está fazendo para aumentar a experiência na F1. Mas nossa esperança é de um acordo novo para que possamos garantir um futuro viável financeiramente e sustentável para o GP da Inglaterra em Silverstone nos anos seguintes à 2019”

Vamos ver então até onde esta nova novela chegará! Quem terá mais força! Quem cederá!

ESCOLHA DOS PNEUS

E como foi prometido, a Pirelli confirmou a retirada dos compostos duros para GP da Inglaterra. E tudo graças a pressão de equipes e pilotos. Veja como foram as escolhas dos pneus entre os pilotos:

PROGRAMAÇÃO, HORÁRIOS e TRANSMISSÃO

Como de praxe, SporTV transmite treinos livres e classificatório. Já Rede Globo fica responsável pela corrida! Apenas não temos ainda certeza de qual SporTV, se 1, 2 ou 3. Mas atualizaremos assim que confirmado!

Sexta-feira – 14/07/2017 – Treino Livre 1 – 05:00 – SporTV3 – RESULTADO
Sexta-feira – 14/07/2017 – Treino Livre 2 – 09:00 – SporTV2 – RESULTADO
Sábado – 15/07/2017 – Treino Livre 3 – 06:00 – SporTV2 – RESULTADO
Sábado – 15/07/2017 – Classificação – 09:00 – SporTV2 – GRID DE LARGADA
Domingo – 16/07/2017 – Corrida – 09:00 – Rede Globo – RESULTADO FINAL

COMPARTILHE!

VEJA TAMBÉM

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Inglaterra – 2016