Início Fórmula Indy FÓRMULA INDY – Resultado Final – Corrida 2 – Detroit – 2017

FÓRMULA INDY – Resultado Final – Corrida 2 – Detroit – 2017

90
Foto: Rahal. Fonte: IndyCar.com / Bret Kelley

E chegamos, deste domingo (04/06/2017) à corrida #2 da etapa de Detroit. Largada limpa, sem incidentes. Sato consegue se manter à frente, com Ryan Hunter-Reay em segundo e Rahal em terceiro. Hélio Castroneves, Hinchcliffe e Aleshin fecham o TOP6. Nenhuma mudança até a 3ª fila. Dixon ganha uma posição, e fecha a 1ª volta em 7º. Tony também ganha uma posição e vai à 14ª.

VOLTAS 0 – 10

Boa disputa entre Rossi e Andretti. Na ultrapassagem de Rossi para cima de Marco, Rossi dá a famosa “fechadinha”, o que é proibido na Indy! Assim, a direção de prova determina que o vencedor da Indy500 em 2016, devolva a posição. Rossi é 12º e Andretti 11º. Pagenaud ganha 2 posições e era 9º ao final da volta 6. Hinchcliffe é o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes e Dixon entre no TOP6. Oriol SERVIÀ é punido com drive through por exceder velocidade nos boxes. Andretti também faz sua parada e Rossi já chega à 10ª colocação. Volta 10 e Sato segue tranquilo na ponta! Logo atrás Rahal parte para cima de Ryan, aparentemente até se tocam e Graham assume a 2ª colocação. Castroneves também se empolga e engole Hunter-Reay, mas leva o troco em seguida. E INFELIZMENTE, na disputa, Hélio toca o bico (Levemente) de Ryan e teve pneu furado! Que azar!

VOLTAS 11 – 20

Hunter-Reay tem dificuldades e é ultrapassado por Power e Aleshin. Problemas com certeza para Hunter-Reay. Pagenaud, Rossi e Conor ultrapassam também. Volta 13 e Ryan vai aos boxes. Naquele momento, o TOP6: Sato, Rahal, Power, Aleshin, Pagenaud e Rossi. Castroneves era 21º. Volta 15 e Pagenaud ultrapassa Aleshin, assume a 4ª posição. Tony chegou a figurar no TOP6, mas logo em seguida parou nos boxes. Volta seguinte e Rahal parte para cima de Takuma Sato – disputa pelo P1. Ao final da volta 20, os 2 ponteiros abrem mais de 3 segundos para Will Power em 3º e mais de 10 segundos para Pagenaud em 4º.

VOLTAS 21 – 30

Rossi inicia a pressão para cima de Mikhail Aleshin na disputa pela 5ª posição. Sato segue na ponta e Graham colado! Volta 21 e de forma impressionante, Will Power tira os mais de 3 segundos de diferença e alcança Graham Rahal. Três carros agora disputam o P1. Rossi ultrapassa Aleshin e assume a 5ª posição. Helinho era 20º e Kanaan 15º. Situação difícil para os brasileiros. Volta 24, Sato e Power entram nos boxes. Rahal se mantém na pista. POR MUITO, MAS MUITO POUCO Will Power não toma a posição de Sato. Ambos retornam no meio de um pelotão e fica tensa a situação, principalmente para Power com Andretti na cola. Volta seguinte Rahal faz sua parada e retorna à FRENTE de Sato! FANTÁSTICA a estratégia de Rahal. Após a atualização do grid, o TOP 10 na volta 26 era: Newgarden, Rahal, Sato, Dixon, Power, Andretti, Hinchcliffe, Pagenaud, Ed Jones e Kanaan.

VOLTAS 31 – 40

Volta 31 e no TOP 5 tínhamos: Newgarden, Rahal, Sato, Dixon, Power. Bela disputa entre Kimball e Hinchcliffe. Tempo depois, Kimball em disputa com Hinchcliffe no pelotão de trás, ganha a posição e assume a 12ª posição. Dixon faz sua parada e retorna em 10º. Newgarden também, finalmente, para nos boxes e Graham Rahal é o novo líder da prova! Final de semana brilhante do piloto da Rahal Letterman Racing. Tony Kanaan ocupa a 6ª posição. Castroneves era 17º. Graham, na volta 34, já abria mais de 9 segundos para Takuma Sato. Volta 35: Graham Rahal, Takuma Sato, Will Power, Simon Pagenaud, Josef Newgarden, Tony Kanaan no TOP6.

Ed Jones e Hildebrand disputam e ao final, pneu furado de Hildebrand e bico destruído de Ed Jones. Boxes para ambos, que se complicam na prova. Tony vai aos boxes e retorna em 11º. Castroneves era 15º.

VOLTAS 41 – 50

Rahal já abria 14 segundos para o segundo pelotão, formado por Sato, Power, Pagenaud e Newgarden, todos colados! Volta 41 e Castroneves ultrapassa Marco Andretti. Na passada toca o bico de Andretti, mas sem furo de pneu desta vez. Assume 14ª posição. MILAGRE DA NATUREZA, volta 44 e nada de bandeira amarela em Detroit! Esteban GUTIÉRREZ em boa prova, assume a 12ª posição – largou em 19º. Volta 45 e Dixon assume a 6ª posição para cima de Rossi.

Volta 47/48 e os ponteiros começam a parar: Rossi, Rahal, Sato, Power. Em seguida também param Dixon e Newgarden. Após o realinhamento e ao final das 50 voltas – TOP6:

VOLTAS 51 – 60

Volta 50 e seguimos com Rahal dominando a prova! Tony Kanaan faz sua parada e na saída passa por cima de equipamento, punido, complica definitivamente sua prova. Volta 57 e nos ponteiros tínhamos: Graham Rahal, Josef Newgarden, Will Power, Takuma Sato,Simon Pagenaud e Scott Dixon. Tony, após penalidade, era 12º. Castroneves 11º. Ainda, impressionante a ausência de bandeiras amarelas! Todos carros na pista.

VOLTAS 61 – 70

E entramos na reta final da prova! Volta 61 e nenhuma mudança nos ponteiros. Rahal realmente o rei de Detroit, mas Newgarden começa a tirar a diferença para Rahal. Volta 62 e Ed Jones abandona. Ao menos em local seguro, rapidamente o resgate retira o carro e continuamos sem bandeira amarela. Volta 63 e Rahal não negocia bem com retardatários, Newgarden já diminui para 6 segundos a diferença. Dixon também cola em Pagenaud na disputa pela 5ª posição.

Volta 65 e Hinchcliffe com problemas abandona, causando BANDEIRA AMARELA! A primeira da prova! Na mesma volta, Pigot, com motor estourado, também para na pista. E a bandeira AMARELA se torna VERMELHAAbaixo o TOP15 antes da relargada:

RELARGADA! RELARGADA! RELARGADA! Volta de retorno em bandeira amarela e partimos para as últimas 2 voltas em Detroit! Relargada limpa graças a Deus e Rahal segue na ponta! Power pressiona Newgarden. Rahal começa a abrir. Entre os ponteiros, nenhuma mudança! Rahal, Newgarden, Power, Sato, Pagenaud e Dixon. Castroneves passa para 9º e Kanaan em 10º.

FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! E GRAHAM RAHAL vence mais uma em Detroit! O primeiro a vencer 2 provas em 2017! Agora temos 8 etapas e 7 vencedores! Uma pena que Castroneves, que parecia ser o calo de Rahal, nas corridas não conseguiu provas limpas e sem problemas. Newgarden fecha em 2º e Will Power em 3º.

PÓDIO – CORRIDA #2

RESULTADO FINAL – CORRIDA #2

PRÓXIMA ETAPA

E na semana seguinte partimos para o Texas, valendo pela 9ª Etapa – 10/06/2017. Veja o calendário completo!