Início Fórmula Indy FÓRMULA INDY – Resultado Final – Etapa Indianápolis (Misto) – 2017

FÓRMULA INDY – Resultado Final – Etapa Indianápolis (Misto) – 2017

294
Fonte: IndyCar.com

E o que parecia se delinear desde os treinos livres, foi confirmado! Domínio TOTAL de Will Power em Indianapolis, circuito Misto! Nesta tarde de Sábado (13/05/2017) tivemos a 5ª etapa do Mundial de Fórmula Indy 2017 e tvemos um pódio mais variado com uma Penske, Ganassi e um Andretti, respectivamente pilotados por Will Power, Dixon e Ryan Hunter-Reay.

Graças a um trabalho fantástico de pit por conta da Penske, Will Power conquistou a sua primeira vitória no ano, o quinto piloto diferente a vencer em 5 provas até então. Com uma largada LIMPA, o que é muito difícil em Indianápolis, Power manteve-se na ponta, seguido do brasileiro Hélio Castroneves, que logo em seguida começou a pressionar o companheiro.

Na quarta volta aproximadamente, Sébastien Bourdais abandonou a prova! Após um começo animador de temporada, Bourdais segue penhasco abaixo! Após 10 voltas, tínhamos 4 carros da Penske no TOP5, sendo o único a incomodar a turma, Scott Dixon com sua Chip Ganassi. Destaque para a 5ª posição de Montoya, parado a quase 1 ano.

Umas 10 voltas após, as primeiras paradas de box! Hélio entrou e em seguida Will Power. Após a primeira bateria de pits, Castroneves assumiu a ponta da corrida e logo em seguida abriu boa vantagem para Power e o restante, já que era o único entre os ponteiros com pneus macios. Boa estratégia? Veremos!

Lá pela volta 43, novas paradas de box. Power saiu com pneus mais macios, diferentemente da primeira parada. Três voltas depois, Helio parou novamente e insistiu nos compostos vermelhos/macios. Infelizmente, com uma parada mais longa do brazuka, Power tomou a ponta e com uma boa diferença (mais que 3 segundos). O brasileiro, sedento pela vitória, conseguiu tirar a diferença, chegando a estar próximo de 1 segundo atrás do companheiro.

Faltando aproximadamente 20 voltas, as últimas entradas para pits. Mais uma vez com excelente trabalho da equipe nos boxes, Power deixou Hélio para trás com mais de 5 segundos. O brasileiro, além de pegar retardatários, colocou pneus duros e teve uma parada mais longa. Para piorar, Dixon ultrapassou Hélio faltando 16 voltas.

Foto: Hélio Castroneves – Fonte: IndyCar.com

O rendimento do brasileiro já não era mais o mesmo com os novos compostos e assim foi ultrapassado também por Hunter-Reay e Pagenaud. Uma pena! Parecia uma boa oportunidade para a estreia do brasileiro no topo do pódio em 2017. E realmente, a estratégia em usar os pneus mais duros no último stint, não foi adequada aparentemente!

O outro brasileiro, Tonny Kanaan, teve problemas no início da prova após toque de Marco Andretti e teve que se recolher aos pits. Marco foi penalizado com um drive-through e Kanaan retornou pouco depois à pista. Kanaan chegou em 20º apenas!

Foto: Josef Newgarden – Fonte: IndyCar.com

A vergonha mesmo ficou por conta de Josef Newgarden que parece ter esquecido como trabalhar! O piloto da Penske foi punido 2 vezes por ultrapassar os limites de velocidade nos boxes. Terminou em uma vergonhosa 11ª posição, atrás de Montoya que infelizmente não passou da 10ª colocação, mas mostrou que tem brilho e vem para as famosas 500 Milhas de Indianápolis com a faca nos dentes!

Foto: Os vencedores Power, Dixon e Ryan – Fonte: IndyCar.com

No campeonato, agora temos Pagenaud com 191 pontos, seguido de Dixon com 181. Em terceiro Newgarden com 152 e Helio em quarto com 149. Will Power, com a vitória assume a 5ª posição com 145 pontinhos!

RESULTADO FINAL

MELHORES MOMENTOS
PRÓXIMA ETAPA

E a próxima etapa da IndyCar será a famosa e tão esperada 500 Milhas de Indianápolis! A etapa ocorrerá em 28 de maio de 2017e contará com a tão esperada participação de Fernando Alonso e seu carro laranja! Veja o calendário completo!