Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da China – 2017

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da China – 2017

456
Foto: Andy Hone / LAT Images / Fotos Públicas

E na China chegamos à 2ª Etapa do Mundial de Fórmula 2017! Após treinos livres complicados devido à chuva e tempo, a classificação mostrou que a Ferrari realmente não veio para brincar em 2017! Ou ao menos, a Mercedes ainda tem alguma dificuldade. Hamilton foi o pole, mas Vettel fechou a segunda fila apenas 0.186s de diferença. Ainda, a segunda fila foi composta por Bottas e Kimi. Felipe Massa largou em 6º e podemos dizer que é uma boa posição para a Williams. Surpresa mesmo foi Lance Stroll, companheiro de Felipe, largando em 10º.

VEJA TAMBÉM: Grid de Largada – GP da China de Fórmula 1 2017

LARGADA

No grid, apenas Carlos Sainz, largando em 11º, arriscou largar com pneus slicks – supermacio. O restante preferiu os intermediários por segurança! No momento não chovia, mas a pista estava um belo sabonete!

Na Largada, tudo calmo e sem incidentes! Luizinho mantém a ponta, Bottas até tentou, mas por dentro na primeira volta Vettel conseguiu se segurar em 2º. Kimi não consegue segurar Ricciardo, que assume a 4ª posição. Sainz, arriscando com pneus slicks, ao final da primeira volta já era o último! Lance Stroll não conseguiu fechar nem a primeira volta e já foi para brita! O piloto aparentemente fechou mais que devia uma das Force India e foi tocado pela mesma na roda traseira esquerda! Fim de prova para o novato da equipe Williams!

Foto: Reprodução

Após o incidente de Stroll, o safety car virtual foi acionado e assim praticamente todos pilotos pararam para trocar os pneus intermediários pelos slicks, incluindo Vettel! Os demais ponteiros não trocaram (Hamilton, Bottas, Daniel, Kimi, Bottas e Verstappen).

CORRIDA

Após a desativação do safety car, o piloto substituto da Sauber (Giovinazzi) não conseguiu segurar sua Sauber na reta de largada e destruiu seu carro no muro! Safety Car na pista! Assim, os demais carros efetuaram suas trocas de pneus e voltam com compostos de pista seca.

Foto: Reprodução

Quinta volta e tínhamos: Hamilton, Ricciardo, Kimi, Verstappen, Bottas, Vettel, Alonso, Sainz, Kvyat e Massa.

Já na volta 7, Bottas rodou mesmo com o Safety Car na pista! Safety Car deixa a pista na volta 8 e na relargada, que lindas manobras de Perez que engole Massa e Kvyat! Vettel pressiona Kimi e toma a posição, já era 3º o piloto da Red Bull!

Volta 10 e tínhamos outra classificação: Hamilton, Ricciardo, Verstappen, Kimi, Vettel e incivelmente, em 6º, Sainz! Bela posição para Alonso em 7º e uma fantástica 8ª posição para Perez. Naquele momento 2 disputas: Daniel x Verstappen e Kimi x Vettel. Verstappen não brinca em serviço, principalmente em pista úmida e na volta 11 ultrapassa o companheiro de equipe! O garoto partiu em seguida para cima de Hamilton! Volta 12 e Vettel continuava tentando ultrapassar Kimi, mas sem muito sucesso! Massa apenas na 14ª posição.

Finalmente uma F1 com mais carros disputando os primeiros lugares!

Lá pela 14/15ª volta, Daniel Ricciardo vinha segurando literalmente os carros da Ferrari. Enquanto isso Hamilton disparado à frente, mas com Verstappen na cola – apenas 1.4seg de diferença. Pilotos fora: Giovinazzi e Lance Stroll.

Após 18 voltas a corrida toma uma certa estabilidade e pela primeira vez na etapa, bate aquele sono! A TV continuava acompanhando a “briga” das Ferraris e a Red Bull de Ricciardo. Bottas, após a rodada antes da liberação do Safety Car, estava apenas em 10º e aparentemente com dificuldades para retomar as posições! Ainda, Hamilton já iniciava a caminhada para a vitória e estava quase 4 segundos à frente de Verstappen! Na volta seguinte, a McLaren de Vandoorne abandona! Vettel cansado de ver Kimi passeando atrás de Ricciardo, ultrapassa o companheiro com GARRA e parte para cima da Red Bull! Não demorou nem 2 voltas e o piloto da Ferrari engole Ricciardo, assumindo a 3ª posição. QUE ULTRAPASSAGEM, FANTÁSTICA! Roda com roda!

Foto: Reprodução

Volta 23 e tínhamos: Hamilton, Verstappen, Vettel, Ricciardo, Kimi, Sainz, Alonso, Bottas, Magnussen e Perez. Massa em 13º. Hamilton já abria mais de 6 segundos para Verstappen. Fora da corrida: Kvyat, Vandoorne, Giovinazzi e Stroll. Duas voltas depois, Massa efetua sua parada de boxes! Bottas consegue ultrapassar Alonso e assume a 7ª posição. Vettel na caça de Verstappen.

Volta 29, com falha grotesca de Verstappen, Vettel aproveita e assume a 2ª posição. Pneus supermacios do piloto da Red Bull bem desgastados. Ricciardo também se aproxima do companheiro. Volta seguinte Max entra nos boxes para troca de pneus! Volta atrás de Bottas e após 3 voltas já ultrapassa o estreante da Mercedes! Enquanto isso, lá atrás, Alonso e Sainz disputam a 7ª posição, mas Alonso perde a curva e se complica, inclusive abandonando a prova na sequência com problemas mecânicos.

Foto: Reprodução

Volta 35 e param nos boxes Vettel e Ricciardo! Posições naquele momento: Hamilton, Kimi, Vettel, Verstappen e Bottas no top5. Volta seguinte entram Bottas e Hamilton! Bottas perde a posição pra Ricciardo e Sainz. Hamilton entra e retorna na ponta!

Últimas voltas e nada de mais! Vettel expressou uma tentativa de tirar um pouco da vantagem de Hamilton, mas nada que Luizinho não conseguisse rebater! Massa levando pressão de Ocon e sua Force India não foi nada agradável e mostra que não foi uma boa prova para o brasileiro e equipe! Ricciardo pressiona Verstappen, mas não consegue a ultrapassagem!

Foto: Reprodução

Fim de prova, corrida MUITO melhor que a 1ª etapa com boas ultrapassagens e disputas! Destaque mesmo para Verstappen que largou em 17º, deu show, segurou o companheiro no final e ainda subiu ao pódio em 3º. Campeonato agora embolado mesmo, com Hamilton e Vettel dividindo a 1ª posição com 43 pontos! Felipe Massa não passou da 14ª posição! Parabéns a Hamilton e Vettel que demonstram, ao menos por enquanto, bom relacionamento e aparentemente sabem da importância dessa disputa que se cria neste início de campeonato!

Foto: Twitter Oficial F1.com

RESULTADO FINAL

CONSTRUTORES

Sim… sim… deu Lewis Hamilton! Mas valeu Vettel e principalmente Max Verstappen pela prova! Boas ultrapassagens, Red Bull Racing demonstra evolução e temos após tanto tempo 2 líderes no campeonato

GALERIA DE FOTOS

[envira-gallery id=”12888″]

PRÓXIMA ETAPA

E o próximo encontro da F1 será em Sakhir para o GP do Bahrain dia 16 de abril. Veja o calendário completo!