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STOCK CAR – Mais emoção e boas disputas – As mudanças de regulamento para a temporada 2017

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Foto: Site Oficial Stock Car

E entre as várias mudanças nas equipes, pilotos e calendário, a Stock Car terá também boas modificações no regulamento! O objetivo é aproximar o público da categoria, dar mais emoção e, em teoria, acirrar AINDA MAIS as coisas. Vejam algumas mudanças:

Não teremos mais a prova de convidados, assim a estreia em Goiânia já neste domingo (02/04/2017) será no formato de rodada dupla e apenas com os pilotos oficiais!

Os carros terão agora uma luz (LED) no teto e será acesa toda vez que o piloto usar o botão de ultrapassagem. Isso é fantástico, já que o público agora saberá quando o piloto está ultrapassando pelo push ou na raça mesmo!

Foto: Site Oficial Stock Car

Outra mudança se trata, como já é utilizado na Fórmula-e, do Fanpush! A ideia é que os fãs, através de votação na Internet, poderão escolher 3 pilotos que irão ganhar 1 botão de ultrapassagem adicional. Mas ainda está em adaptação e testes, assim nesta etapa de estreia não teremos a novidade!

Nos autódromos, com o intuito de aproximar o fã da categoria, teremos uma grande área de convivência chamada de STOCK CAR VILLAGE. Neste local os pilotos e equipes poderão comercializar produtos e também promove algumas aparições para o público presente. Outras ideias são carros expostos e shows no local. Particularmente adorei a ideia! Moderna e pode dar certo se bem executada pra evitar tumultos e dificuldades de acesso e participação.

Para aumentar as disputas em pista e evitar escolhas/priorizações das provas (1 ou 2), o sistema de pontuação e tempo das provas mudaram! Agora as rodadas duplas passam a ter duas corridas com o mesmo tempo de duração – 40 minutos. A 1ª prova vale 30 pontos (vencedor) e a 2ª prova, 20 pontos.

Foto: Site Oficial Stock Car

Em relação a esta mudança, Cacá Bueno diz ter gostado:

“Com este formato, voltamos à situação em que o piloto que vence a primeira corrida pode lutar por boas posições na etapa seguinte, o que não era possível no regulamento do ano passado” – Cacá Bueno – Cimed Racing

E ainda tem mais, passa a ser obrigatória ao menos 1 parada de box em cada prova. O objetivo, como comentado pelo Cacá, é evitar priorização pelos pilotos entre as duas provas e ainda, poderão dar tudo do carro e deles nas 2 provas.

TREINO CLASSIFICATÓRIO

A grande mudança mesmo está no formato do treino classificatório! Será disputado em 3 etapas: Q1, Q2 e Q3! E ainda, não será permitida troca de pneus e reabastecimento.

Q1: Todos os pilotos participam divididos em 2 grupos. O grupo #1 será formado pelos pilotos das posições ÍMPARES da tabela de classificação geral. Obviamente, o grupo #2 será formado pelos PARES. O Q1 terá a duração de 8 minutos e os 15 melhores avançam para a etapa seguinte!

Q2: Também com 8 minutos de duração, a segunda parte do treino terá os 15 pilotos ao mesmo tempo na pista e os 6 melhores partem para a parte final e decisiva do treino!

Q3: Nesta fase, os pilotos entrarão sozinhos na pista, iniciando pelo 6º melhor tempo. Cada piloto terá 1 volta lançada.

Foto: Site Oficial Stock Car

Para Felipe Fraga, a ideia é boa:

“Vai ser emocionante este formato de uma única volta. Com isso, a administração do pneu ao longo da classificação será fundamental” – Felipe Fraga – Atual Campeão

PONTUAÇÃO

Em 2017 teremos 22 provas com todas, exceto a do MILHÃO e a GRANDE FINAL, em formato de rodada dupla!

Nas provas de rodada dupla, a corrida 1 continua com os 30 pontos para o vencedor, 26 para o 2º colocado, 23 para o 3º, 21, 19, 17, 15, 13, 12, 11 e assim de 1 em 1 até o 15º que soma 6 pontos. A novidade para este ano esta na pontuação da corrida 2. Será 20 pontos para o vencedor, com 18 para o 2º colocado, 16, 14, 12, 10, 8, 7 e assim de 1 em 1 até 14ª posição. Na GRANDE FINAL serão utilizados os pontos idênticos da Corrida 1 de uma rodada dupla, mas dobrando o valor!

Foto: Site Oficial Stock Car

Já na CORRIDA DO MILHÃO, também temos mudanças! A vitória vale 30 pontos, mas a 2ª colocação passa a valer 25, 3ª colocação vale 22 e a 4ª posição, 20. Depois temos 19 na quinta, 18, 17, 16 e assim de 1 em 1 até a 15º.

“Essas novidades tornam o campeonato ainda mais atraente para o público e despertam um interesse maior em pilotos e equipes, principalmente na segunda corrida. O treino classificatório em três etapas e a introdução do Led Push vão facilitar o entendimento do público que assiste as provas tanto nos autódromos quanto pela televisão” – Rodrigo Mathias – Novo diretor geral da Vicar

CARROS, EQUIPES e PILOTOS

Veja como ficaram as equipes, seus pilotos e carros! Clique aqui!

PRIMEIRA ETAPA

E a temporada começa neste final de semana (30/03 à 02/04/2017) no Autódromo de Goiânia/GO! Veja a programação completa clicando aqui!