Início Fórmula Indy FÓRMULA INDY – Conheça as principais mudanças de regulamento da categoria em...

FÓRMULA INDY – Conheça as principais mudanças de regulamento da categoria em 2017

195
Foto: IndyCar.com

Com o objetivo de tornar as etapas mais emocionantes para o público, a Fórmula Indy resolveu mudar! Basicamente teremos alterações em 3 pontos!

BOTÕES DE ULTRAPASSAGEM – Push-to-pass

Ao invés de contabilizar por VEZES UTILIZADOS, os botões de ultrapassagens serão controlados por SEGUNDOS EM USO! Por exemplo, nas etapas de Petersburgo, Sonoma e Detroit, terão o direito de uso de 150 segundos com o botão acionado. Já nas demais provas em circuitos MISTO e de RUA o valor sobe para 200 segundos. Outro detalhe é que não pode-se utilziar o push para as largadas e relargadas, com a ressalva de que se a relargada for executada a 2 voltas do fim, torna-se permitido o uso.

CLASSIFICAÇÃO – Tomada de tempo

Outra mudança é em relação a algumas classificações. Em Phoenix e Gateway, a tomada de tempo para formação do grid de largada será no mesmo dia da corrida! E em Detroit, onde ocorre a rodada dupla, teremos 2 sessões de classificação formadas por dois grupos com base nos tempos do último treino livre. Serão 12 minutos cada e com a condição de que ao menos 5 minutos estejam em condição de bandeira verde. Ainda, para melhorar a reponsabilidade, o piloto que causar bandeira vermelha perderá as 2 melhores voltas e para agravar, o direito de continuar na sessão, mesmo que o carro esteja em condição.

PNEUS EXTRAS

Nos circuitos de rua e nos mistos (exceto do GP de Indianápolis) que serão realizados em 2 dias (normais), as equipes terão o direito de uso de mais um jogo de pneus vermelhos para os treinos livres.

Resumindo tudo isso, o Jay Frye – presidente da IndyCar – ressalta a importância destas alterações:

“A Indy consultou muitos de nossos acionistas, times, pilotos, promotores de evento e, assim, descobrimos como refinar nossos finais de semana e gerar etapas mais emocionantes. Essas mudanças vão melhorar a experiência de um final de semana para todo mundo, especialmente para os fãs”

CALENDÁRIO 2017

  • Veja aqui o calendário completo da Indy 2017!

EQUIPES E PILOTOS

  • Veja aqui como estão as definições de equipes e pilotos para a temporada 2017!