Início Moto GP Motovelocidade 2016 – Que saudade!

Motovelocidade 2016 – Que saudade!

104
Foto: Michelin Media Event
Foto: Michelin Media Event

Hoje enquanto pensava no que escrever me preocupava com a parte mais difícil: escolher imagens que representassem o que sinto ao assistir e torcer pela Motovelocidade. Escolhi duas fotos que registram o último grid dos meus ídolos. Olho para elas e vem um nó na garganta: eu vi esses meninos correndo, meu DEUS! Obrigado.

Chegamos ao final de outra temporada da Motovelocidade em suas três categorias: Moto3, Moto2 e MotoGP. Que dizer? Ficou uma grande saudade. Foi o melhor campeonato de todos os tempos, não resta dúvida. Se de um lado tivemos o Tricampeonato de Marc Márquez, entrando em definitivo no hall da fama dos grandes campeões, de outro vimos um francês determinado Johann Zarco se tornando Bicampeão da Moto2 e Brad Binder Campeão da Moto3.

Moto3 nos mostrou um campeão antecipado que foi perfeito em todas as provas, deixando uma luta pelas demais posições com grandes batalhas entre Enea Bastianini, Jorge Navarro, Fábio Quartararo e Niccolo Antoneli. Motos andando sempre muito próximas, seja nos treinos ou nas corridas. Muitos tombos sim, mas faz parte desse aprendizado necessário aos grandes campeões. Olho nestes nomes em 2017, futuros campeões da MotoGP sairão dessa turma.

A categoria da Moto2, com motor igual para todas as equipes e apostando sempre no chassis e pneu em cada prova, mas principalmente no talento dos pilotos nos trouxe novamente Johann Zarco e seu backflip ao final de cada corrida vencida, com uma inovação na prova de Valência: fez no pódio também! Surgiu no coração dos brasileiros um novo ídolo de pai italiano e mãe brasileira chamado Franco Morbidelli. Esse piloto travou as maiores batalhas com Thomas Luthi em busca de sua primeira vitória, que ainda não chegou, mas está amadurecendo e em 2017 chegará, aguardem. Metade da bandeira brasileira subirá no ponto mais alto do pódio. Alex Rins, Sam Lowes, Jonas Folger também nos brindaram com provas maravilhosas em 2016. Não podemos esquecer que a Moto2 tem Alex Márquez, sim o irmão do “Formiga Atômica” que precisa ainda amadurecer na Moto2 se pretende correr junto com o irmão mais famoso. Na próxima temporada teremos Zarco, Folger, Rins, Lowes na MotoGP. Qatar, chegue logo para vermos esses pilotos disputando a categoria principal.

MotoGP? Preciso falar alguma coisa? Sim, tenho que dizer, 2016 entrou para história. Marc Márquez consagrou-se TRIcampeão da Moto GP e continuará na Honda em 2017 junto com Dani Pedrosa. Jorge Lorenzo venceu a última prova em Valência de ponta a ponta, foi terceiro no campeonato e deixou sua performance inquestionável na Yamaha, partindo agora para o desafio da poderosa Ducati. Yamaha esta que preferiu assinar contrato com o “doutor” Valentino Rossi e trouxe o jovem e rápido Maverik Viñales da Suzuki para formar dupla ocupando a moto que era de JL99. Rossi permanece com sangue nos olhos em busca de seu 10º título. A moto de Viñales será ocupada por Andrea Iannone, pois a Ducati contratou Lorenzo para seu lugar e manterá Andrea Dovizioso como segundo piloto, sim, segundo piloto, alguém duvida?

Meus amigos, a Motovelocidade chegou para ficar! O portal Tomade de Tempo continuará a acompanhar esses “malucos” das duas rodas em 2017, assistindo e comentando todas as emoções desses corridas que serão transmitidas ao redor do mundo para pessoas que como eu, serão eternos torcedores da velocidade. Qatar em 27 de março de 2017 chegue logo!