Início Fórmula 1 F1 GP Brasil 2016 – Interlagos

F1 GP Brasil 2016 – Interlagos

157
Foto:Ivan Pacheco/VEJA.com
Foto:Ivan Pacheco/VEJA.com

É meu povo, a Fórmula 1 hoje em Interlagos exigiu muita paciência de todos. Tivemos 4 largadas com carro de segurança e duas bandeiras vermelhas por culpa da chuva. Grosjean bateu antes do alinhamento do grid. A corrida então foi dividida em 3 partes. Na primeira largada, chovia muito forte, carro de segurança na pista e um festival de rádio pra todo lado. Hamilton que era pole reclamava que não conseguia enxergar nada e que entrava água em seu capacete. Rosberg, Vettel, Ricciardo também explicavam que não deveria ser liberada a largada. Enquanto isso, Verstappen ensaiava buscar um ponto de ultrapassagem para tentar ganhar a posição de Haikkonen. Assim que o carro de segurança saiu Max cumpriu seu objetivo e passou Nico. Ericsson bate e seu carro fica na entrada dos boxes. Ricciardo contorna seu carro e entra nos boxes que estavam fechados, é punido. Bandeira Vermelha.

Na segunda largada, ao entrar no retão Haikkonen roda sozinho e bate seu carro que fica ao contrário na reta. Bandeira Vermelha.

Depois de quase meia hora de paralisação, na terceira largada a corrida recomeça com 29 voltas de 71. Lewis seguia em primeiro com  Rosberg em segundo e Verstappen fungando em seu cangote em terceiro. O Safety Car saiu na 32 volta e a corrida recomeçou. Verstappen passa no erro de Rosberg e segue em segundo. Perez começou a enxergar a possibilidade de passar Nico também. Na volta 34 Massa para nos boxes, paga seus 5 segundos e troca para pneus intermediários. Na volta 35 Verstappen faz melhor volta na chuva e parte para disputar primeira posição com Hamilton.

Volta 36 e mais pilotos continuam trocando para pneus intermediários. Na volta 37 agora é a vez de Hamilton fazer a melhor volta, passando recado para Max que pode andar tão rápido quanto ele. Na volta 38 Massa começa a andar mais rápido que o terceiro pelotão. Verstappen quase bate sozinho, controla o carro e se mantém na frente de Nico.

Volta 40 e Ricciardo persegue de perto Perez pela quarta posição. Volta 41 Ricciardo entra nos boxes, paga sua penalidade e troca seus pneus, caindo várias posições. O pneu intermediário comprova-se como mais rápido. Todos torcem para que o tempo não mude. Volta 42 e Vettel quase roda, Alonso em sétimo tentando chegar em Nasr. Volta 43 Vettel e Alonso disputam curva a curva e quase se tocam, mas o alemão consegue passar. Ricciardo faz a melhor volta.

Volta 43, Verstappen no boxe para colocar pneu intermediário. o holandês quer ganhar esta corrida. Na volta 46 Button exige trocar pneus para chuva novamente por que a pista está escorregando muito. Verstappen começa a virar muito rápido. Nico escorrega e quase roda. Volta 48 e temos Hamilton, Rosberg, Volta 48 e Massa vira na entrada dos boxes. Bandeira amarela. Massa termina sua passagem pela fórmula 1 no GP do Brasil. Volta 49 e Safety Car na pista.

Volta 52 e a maior emoção da corrida é a despedida que Felipe Massa recebe, com aplausos e abraços das equipes por onde passa. Volta 55 e Verstappen troca para pneus de chuva. Hamilton em primeiro, seguido por Rosberg e Perez, Sainz, Vettel e Nasr. Volta 56 e 4 relargada.

Alonso roda. Hamilton administra distância para Rosberg. Na disputa caseira, Verstappen persegue Ricciardo.  Volta 60 e Max passa Ricciardo. Occon será o próximo? Sim, levou duas voltas, mas Verstappen passou. Volta 62 e Hamilton continua em primeiro. Verstappen passa Nasr sem nenhuma dificuldade.

Volta 67 e Verstappen embarriga a curva fazendo com que Vettel tenha que sair da pista, para completar faz a melhor volta. Vettel chora no rádio… Faltando duas voltas para o final e Max Verstappen chega em Perez. Pista para Verstappen não existe. Lado a lado com Perez, passa o piloto mexicano e vai para galera.

Lewis Hamilton abre volta 71 com Rosberg em segundo e… Max Verstappen em terceiro. O piá não é fácil. Termina assim o GP do Brasil de 2016. Hamilton ganha pela primeira vez no Brasil.

A prova termina assim:

  1. Hamilton
  2. Rosberg
  3. Verstappen
  4. Perez
  5. Vettel
  6. Sainz
  7. Hulkenberg
  8. Ricciardo
  9. Nars
  10. Alonso
  11. Bottas
  12. Ocon
  13. Kvyat
  14. Magnussen
  15. Wehrlein
  16. Button
  17. Gutierrez não terminou
  18. Massa não terminou
  19. Raikkonen não terminou
  20. Palmer não terminou
  21. Ericsson não terminou
  22. Grosjean nem largou

A diferença entre Rosberg e Hamilton diminuiu para 12 pontos e o título será decidido em Abu Dhabi daqui duas semanas. Hamilton supera Alain Prost com 52 vitórias na carreira.