Início Moto GP MOTO GP – Prova da Austrália – Pneus, sempre os pneus!

MOTO GP – Prova da Austrália – Pneus, sempre os pneus!

178
Foto: Michelin Media Event
Foto: Michelin Media Event

Na madrugada de sábado para domingo assistimos a 16ª prova do campeonato de Motovelocidade 2016. Em Phillip Island na Austrália, a turma da MotoGP nos brindou com uma corrida muito disputada, onde a decisão sobre os pneus dianteiros influiu no trio que chegou ao pódio.

Consagrado campeão por antecipação na semana passada, Marc Márquez foi superior em todos os treinos e classificação largando na ponta. Rossi e Lorenzo que ainda disputam o vice-campeonato se apresentaram de formas bem distintas. Cal Crutchlow mostrando ser o melhor piloto das equipes não fábrica. Maverik Viñales confirmando que 2017 o doutor terá um companheiro tão ou mais abusado que Lorenzo. Os irmãos Espargaró surpreenderam na primeira metade da prova. A Ducati de Dovizioso continua mostrando que é imbatível…nas retas. Continuamos sentindo falta de Iannone e Pedrosa.

Vamos aos fatos?

Se na semana passada, no momento que era necessário, Marc Márquez largou na ponta, dessa vez anestesiado pela conquista do título deixou a trupe Espargaró mostrar as asinhas. Recuperou a ponta ainda nas primeiras curvas para cair em seguida nas primeiras voltas e…sozinho, demolindo sua Honda e voltando a pé para garagem.

Rossi por sua vez, com todos os problemas possíveis largou em 13º e após dez voltas assumia a segunda posição. Foi o Valentino que todos conhecemos e só não venceu a corrida porque escolheu pneu macio dianteiro o que o deixou preso na segunda colocação sem chance de alcançar o piloto que estava em primeiro.

Lorenzo fez uma corrida burocrática, largou em 12º, não esboçou qualquer resistência a Rossi e chegou em 6º. Acredito que desistiu de disputar com VR46 e só pensa em subir na Ducati logo.

Cal Crutclow foi O CARA! Na largada estava na quinta posição e em dez voltas já assumia a ponta, ajudado sim por MM93 que caiu, mas ganhando no pé e no braço todas as outras três posições.  Lembram acima quando falei que o doutor teve que se contentar porque não tinha pneu para chegar no ponteiro? O pneu dianteiro de Crutchlow era o duro, permitindo ao britânico abrir 5 segundos de Rossi e nã ter mais sua vitória ameaçada.

Viñales a sada corrida justifica sua contratação para Yamaha que Lorenzo esnobou. Faltando cinco voltas para o final, buscava a terceira posição disputando com Aleix Espargaró que cai sozinho e deixa a Suzuki feliz da vida. Outro pódio para Mavecão. #FICAESPERTOROSSI

Pol e Aleix Espargaró continuam demonstrando que são pilotos muito combativos, largam bem e são eficientes, porém ainda falta o olho do tigre para chegarem no nível Viñales de ser. Boas promessas para 2017.

Durante os treinos de sexta e sábado a Ducati de Dovizioso chegou a 337 km/k, em duas rodas. Alguém se habilita a questionar ultrapassagem no retão? Muito difícil, mas Valentino Rossi aproveitou a corrida para ministrar uma palestra ao vivo de como ultrapassar antes do final da reta a moto mais forte do campeonato. Dovizioso está até agora procurando pelo doutor que passou e não tomou conhecimento da moto 04. Tem certeza que fez um bom negócio Lorenzo?

#VOLTAIANNONE ou Barbera vai destruir tua moto de tanto cair!

Nos despedimos assim da Austrália, rumo a Malasia no próximo fim de semana. Que seja uma semana curta…