Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP de Cingapura – 2016

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP de Cingapura – 2016

298
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

E dia aqui, noite lá! É o Grande Prêmio de Cingapura 2016, válido pela temporada 2016 da Fórmula 1. Na pole, Nico Rosberg, seguido de Ricciardo e Hamilton em terceiro! Vettel larga na última posição e assim a Ferrari aproveitou para trocar câmbio e motor. Os brasileiros em 11º e 18º, respectivamente Massa e Nasr. Quem está revoltado é Grosjean que não larga, com a batina no Q2 da classificação, foi necessário trocar câmbio, mas a equipe não conseguiu montar o carro para a corrida!

Largada complicada como se esperava, Rosberg mantém a ponta, Ricciardo em segundo e seguidos por Hamilton. Kimi ganha a posição de Verstappen graças a PIOR largada da VIDA do piloto da Red Bull. Alonso que largou MUITO bem, ajudado pelas batidas, passou a 5º já na largada. No miolo, Hulkenberg, roda após virar ser tocado por Sainz. O piloto da Toro Rosso, para sair da traseira de Vertappen (que largou MAL demais), tocou na roda traseira do piloto da Force India! Fora da corrida! Outra baixa foi Bottas com pneu furado, possivelmente devido os detritos do acidente. Safety Car já na primeira volta!

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Relargada na 3ª volta, posições se mantém. Hamilton cola em Ricciardo e começa o ataque, sabendo que é necessário não perder tempo caso queira combater Rosberg. Volta 6, nada diferente e temos no TOP10: N.ROSBERG, D.RICCIARDO, L.HAMILTON, K.RAIKKONEN, F.ALONSO, D.KVYAT, C.SAINZ, M.VERSTAPPEN, F.MASSA e K.MAGNUSSEN. Nasr está em 14º. Volta 7 e a direção de prova mostra bandeira de alerta pra Sainz, solicitando que o piloto entre para os boxes para remover parte do carro pendurada devido a batida com Hulk.

Volta 10, Nasr já é 12º e Vettel que vem voando baixo é o 13º. Na frente, continuamos com Rosberg, Ricciardo e Hamilton! O impressionante é a red bull acompanhando razoavelmente (+4seg) Nico e não permitindo pressão de Hamilton mesmo com pneu super-macio, contra os ULTRA-macios das Mercedes. O que demonstra claramente que Hamilton não consegue mesmo bom desempenho em Marina Bay. Kimi também consegue manter-se perto de Hamilton, apenas 3 seg atrás.

Volta 13 e a primeira punição de corrida! Esteban Ocon foi punido com 5 seg por uma ultrapassagem durante a bandeira amarela no início da corrida! Vettel chega em Nasr e parte para a ação. Até então, como sempre, aquela corridinha monótona de Cingapura. Tirando o incidente da largada, praticamente uma fila indiana até então. Neste momento tínhamos: N.ROSBERG, D.RICCIARDO, L.HAMILTON, K.RAIKKONEN, F.ALONSO, F.MASSA, K.MAGNUSSEN, E.GUTIERREZ, S.PEREZ, S.VETTEL e F.NASR no TOP 12. Mas Hamilton vira muito alto se comparado com os 2 primeiros, que estão na casa de 1 min 51 seg. Hamilton está na casa de 1 min 52 seg.

Volta 15 e começamos as paradas de boxes! Verstappen, Alonso, Hamilton e Ricciardo. Mercedes já coloca um pneu MACIO e a Red Bull repete o Super-macio, o que obrigará Ricciardo a parar ao menos mais uma vez. Volta seguinte entra Rosberg e coloca pneus macios também.

Após a maioria das paradas, tínhamos: N.ROSBERG, D.RICCIARDO, L.HAMILTON, K.RAIKKONEN, S.PEREZ, S.VETTEL, F.ALONSO, D.KVYAT, M.VERSTAPPEN e F.MASSA.

E finalmente uma disputa nessa corrida! Adivinha quem? Claro, Verstappen e Kvyat, lado a lado! Fantástico! Após algumas tentativas, quase se tocam, Max sai do traçado e não consegue ultrapassar! Volta 20 e mais uma tentativa com a asa móvel, mas novamente Kvyat segura de forma perfeita o ímpeto do garoto da Red Bull. Com a briga, Felipe Massa se aproxima de Max e todos se aproximam de Alonso. Mas volta 22 e Max já não consegue combater com tanta força mais. Foi bom enquanto durou!

Foto: Twitter F1 Oficial
Foto: Twitter F1 Oficial

Volta 23, Vettel entra nos boxes e retorna em 13º. Perez também entra para as trocas de pneus e retorna atrás de Vettel. Kimi definitivamente se aproxima de Hamilton! Naquele momento, Hamilton estava em grande prejuízo no campeonato. Nico retomaria a liderança com 273, contra 265 pontos de Luizinho. Vettel parte para cima de Sainz, pelas manobras e engole a Toro Rosso! Fantástica a corrida de recuperação do piloto da Ferrari!

Metade da prova, após algumas novas paradas de boxes e tínhamos: N.ROSBERG, D.RICCIARDO, L.HAMILTON, K.RAIKKONEN, F.ALONSO, D.KVYAT, F.MASSA, K.MAGNUSSEN, S.VETTEL e E.GUTIERREZ no TOP 10. Nasr era 12º. Ericsson 18º! Vettel, com pneus ultra-macios vira na casa de 1 min e 49 seg. Voando literalmente!

Eos caras mais pirados da F1 atual se encontram! Guttierrez, Perez e Verstappen! Max em uma manobra excelente, ultrapassa a Force India. Segue para o combate ao piloto da Haas. Enquanto isso lá na frente, volta 34, Kimi consegue ultrapassar Hamilton! Péssima etapa para o piloto da Mercedes, que até então, entrega a liderança para seu companheiro!

Foto: Twitter F1 Oficial
Foto: Twitter F1 Oficial

E começam as paradas de boxes! Um deles, Kimi, logo após a sua ultrapassagem em Luizinho. Bottas fica parado por muito tempo no pit para acertar algo no cinto de segurança, Rosberg também faz sua troca. Hamilton, que não parou, tem o gostinho de estar na liderança, parando nos boxes na volta seguinte! No retorno, KIMI RAIKKONEN consegue se manter à frente, e muito à frente!

Volta 38 e Vettel faz corrida impressionante! Já é o quinto colocado! Naquele momento: N.ROSBERG, D.RICCIARDO, K.RAIKKONEN, L.HAMILTON, S.VETTEL, M.VERSTAPPEN, K.MAGNUSSEN, F.ALONSO, S.PEREZ e F.MASSA no TOP 10. Bottas abandona a prova! Na volta 40 Hamilton começa uma caça ao Kimi, tirando em média 0.500s por volta!

Volta 43 e Vettel faz sua última parada. Retorna em 6º! Que corrida do alemão! Massa era 9º e Nasr, 14º. Hamilton diminui a vantagem de Kimi para 2 segundos.  Mas o inglês, na volta 46, entra para os boxes, colocando pneus super-macios. Na volta seguinte, Kimi também faz sua parada, coloca super-macio também e volta atrás de Hamilton! Mercedes vence a disputa na estratégia! Ferrari, Ferrari… cadê a velha Ferrari estrategista?

Volta 48 e tínhamos: N.ROSBERG, D.RICCIARDO, L.HAMILTON, K.RAIKKONEN, S.VETTEL, F.ALONSO, S.PEREZ, D.KVYAT, M.VERSTAPPEN e K.MAGNUSSEN no TOP 10. Massa 12º, Nasr 13º.

Verstappen e Kvyat se encontram novamente, mas desta vez Max passa fácil e sem muita briga! Ricciardo tira na média 1.5 segundos por volta de Rosberg! Pneus super-macios da Red Bull contra Macios da Mercedes. Faltando 10 voltas, a diferença que era de 26 seg, já era 17 segundos.

Volta 54 e a diferença entre Rosberg e Ricciardo era 9.5 segundos! Um pouco mais atrás, Verstappen ultrapassa Alonso e assume a 6ª posição. Vettel era 5º.

Volta 58 e Ricciardo está a 5 segundos de Rosberg. Complicada a situação faltando 3 voltas. Rosberg começou a responder mais e Ricciardo teve tráfego complicado.

Fonte: Twitter F1 Oficial
Fonte: Twitter F1 Oficial

FIM DE PROVA! GREAT GREAT! Que final! A tempos não tínhamos alguém pressionando uma Mercedes! Fantástico Ricciardo! Mas Rosberg consegue se manter na ponta, vence e com o resultado, no campeonato agora a coisa se complica para Hamilton. Rosberg chega a 273 e assume a liderança. Luizinho fica com 265 faltando 6 provas!

O final de semana foi dele, NICO ROSBERG! Corrida #200, Pole e Vitória! Parabéns! Foto: Twitter F1 Oficial
O final de semana foi dele, NICO ROSBERG! Corrida #200, Pole e Vitória! Parabéns! Foto: Twitter F1 Oficial

Ricciardo e Hamilton completam o pódio. Dos brasileiros, Massa chega em 12º e Nasr em 13º, 4 posições à frente do “Sony” Ericsson.

Fantástica corrida de Vettel que largou em último e ainda chegou em 5º! Não foi à toa que foi escolhido o piloto da corrida! Kimi também foi bem, chegou a assustar Hamilton, mas na estratégia, a Mercedes deu o baile na Ferrari!

Não terminaram a prova: J.BUTTON, V.BOTTAS, N.HULKENBERG. Nem começou, R.GROSJEAN.

RESULTADO FINAL

final

MUNDIAL DE PILOTOS E CONSTRUTORES

Com a segunda colocação, Ricciardo fica mais tranquilo pra levar o título de campeão do resto (3º lugar geral). O piloto da Red Bull chegou aos 179 pontos, contra 153 de Vettel que tirou leite de pedra pra garantir pontos preciosos. Depois temos Kimi com 148, seguido de Verstappen e seus 129 pontinhos!

Na ponta, os de sempre, mas com a inversão já descrita acima! Rosberg agora líder com 273 e Hamilton com 265. E vamos que vamos! TOP 10:

1. Rosberg – 273
2. Hamilton – 265
3. Ricciardo – 179
4. Vettel – 153
5. Raikkonen – 148
6. Verstappen – 129
7. Bottas – 70
8. Perez – 66
9. Hulkenberg – 46
10. Massa – 41

Nos construtores, tivemos uma mudança. A Force India assumiu a 4ª posição, deixando a Williams em 5º com 1 ponto a menos. Veja o TOP 5:

1. Mercedes – 538
2. Red Bull – 316
3. Ferrari – 301
4. Force India – 112
5. Williams – 111

FOTOS

Veja algumas fotos do final de semana no GP de Cingapura. Fotos de Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas:

[envira-gallery id=”9122″]

PRÓXIMA ETAPA

E a próxima corrida será em Sepang para o GP da Malásia – 29/09 a 02/10/2016. Veja o calendário completo!

REPRISE

Para quem perdeu a corrida, terá a chance de assistir na SPORTV às 23:00 deste domingo (18/09/2016). Veja nossa programação da TV!