Início Stock Car STOCK CAR – Corrida do Milhão – Resultado Final – Interlagos/SP –...

STOCK CAR – Corrida do Milhão – Resultado Final – Interlagos/SP – 2016

156
Foto: Fábio Davini/ Vicar
Foto: Fábio Davini/ Vicar

E neste domingo (11/09/2016) tivemos a fantástica Corrida do Milhão, válida pela temporada 2016 da Stock Car Brasil. Na pole position, de forma brilhante, Rubens Barrichello, seguido de Ricardo Mauricio e Marcos Gomes. Felipe Fraga, líder do campeonato, largou em 4º.

Nesta etapa, algumas mudanças nas regras: Os pit-stops para reabastecimento e troca de pneus NÃO FORAM obrigatórios e o PUSH TO PASS teve um funcionamento diferente: cada piloto teve direito a nove acionamentos, com duração de 45 segundos cada.

LARGADA: Característica da categoria, com largada em movimento, Rubinho se mantém na ponta, Marcos Gomes tenta ultrapassar Ricardo Mauricio e os 2 rodam no S do Senna. Ricardo toca a traseira de Marcos Gomes! Quem se deu bem nessa história foi Felipe Fraga que tentava ultrapassar a turma por fora na primeira curva, fugiu da bagunça e pulou para 2º. Allam Khodair, que vinha logo atrás se complica também e perde muitas posições – 7º. Em suas tentativas de recuperação, Ricardinho fica para trás e depois abandona, sendo excluído da prova pela direção. Marquinhos com carro danificado e segue para os boxes, abandonando também.

Sobre o incidente, Ricardinho comenta:

“Larguei bem, fiz por fora a primeira perna, em tese a segunda é minha. Marquinhos cruzou a segunda perna, fazendo um traçado como se tivesse sozinho na pista. É uma corrida longa e achei que Marquinhos foi muito afoito para uma primeira curva. Quando vi ele se aproximando de mim pela lateral, tentei jogar para a zebra e para não bater no Rubinho, acabei tocando o Marcos Gomes”.

Já Gomes:

“Fui tocado por trás, não sei se foi o Ricardo, mas houve um toque”.

Volta 3 e tínhamos, Rubinho, Fraga, Júlio Campos, Zonta, Valdeno e Max Wilson no TOP6. E naquele momento estava liberado ouso dos botões de ultrapassagem. Começa o troca-troca de posições. Rubinho e Fraga disparam na liderança e ficam disputando até a volta 6, usando um PUSH, Fraga ultrapassa Rubens que tenta o “X” na curva seguinte, mas Fraga se mantém na ponta! Júlio Campos e Zonta acompanham os líderes, mas a quase 2 segundos atrás.

Volta 8 e Júlio Campos se aproxima dos ponteiros e inicia uma perseguição a Rubinho. Fraga se distancia um pouco e abre 1.5s. Ricardo Zonta consegue se aproximar de Campos e disputam pela 3ª colocação. Final da volta 10 e tínhamos: Felipe Fraga, Rubens Barrichello, Julio Campos, Ricardo Zonta, Valdeno Brito, Max Wilson, Cacá Bueno, Thiago Camilo, Allam Khodair e Diego Nunes no TOP 10. Átila Abreu, que estava animado com a prova, acabou caindo para 18º e completamente fora da briga.

Volta 13, as posições praticamente se mantém, mas Diego Nunes pressiona bastante Allam Khodair e Cesar Ramos tenta ultrapassar os carros dourados (Hot Car Competições) de Abbate e Lapenna. Volta seguinte e Thiago Camilo ultrapassa Cacá Bueno, assumindo a 7ª posição!

Volta 16 e Rubinho se aproxima muito de Fraga, de 2 segundos para 0.900s. Atrás vem Julio Campos, Zonta e Valdeno na disputa do 3º lugar. Cacá Bueno vem se arrastando na pista, perdeu as posições para Allam e sofre para segurar Diego Nunes, que chega a tocar o carro do piloto da Red Bull. A ação fica sob investigação, mas Diego consegue ultrapassar Cacá Bueno.

Algumas voltas depois, Valdeno coloca a faca nos dentes e ultrapassa brilhantemente Ricardo Zonta. Max Wilson chega na briga e também disputa a posição com Zonta. Lá na frente, Rubinho cola de vez em Felipe Fraga, faltando 13 minutos para o final. Que loucura essa Stock Car!!! Naquele momento, tínhamos: Felipe Fraga, Rubens Barrichello, Julio Campos, Valdeno Brito, Ricardo Zonta, Max Wilson, Thiago Camilo, Allam Khodair, Diego Nunes e Cacá Bueno no TOP 10.

Via rádio, na volta 20, via rádio a equipe instrui Rubinho a pular a volta quanto ao uso do PUSH: “Pula essa, pula essa! Chega nele sem o push que vai dar certo”. Na volta seguinte, Rubens usa o botão de ultrapassagem, mas acaba errando a frenagem no final da reta dos boxes, auxiliando o Fraga. Na mesma volta, Zonta e Thiago Camilo se estranham e acabam fora na pista. Ótimo para Max Wilson, Allam Khodair e Diego Nunes que levam as posições. Enquanto isso, Valdeno passa por Julio Campos e assume a 3ª posição.

Faltando 5 minutos, Fraga tem 2 botões disponíveis e Rubens Barrichello possuía 3. Novas posições no momento: Felipe Fraga, Rubens Barrichello, Valdeno Brito, Julio Campos, Max Wilson, Allam Khodair, Diego Nunes, Cacá Bueno, Daniel Serra e Gabriel Casagrande no TOP 10. Serra e Casagrande entram para a lista devido o enrosco de Thiago Camilo e Zonta. Destaque para Valdeno Brito que largou em 11º e veio engolindo a concorrência!

Foto: Duda Bairros / Fotos Públicas
Foto: Duda Bairros / Fotos Públicas

Volta Final, perde a traseira do carro na curva final, bate na lateral e está fora! Lá na frente, Fraga segue na ponta, Rubens aciona o botão de ultrapassagem, mas não é suficiente! FELIPE FRAGA é o novo milionário da Stock Car!!!!! Fantástica vitória! Conseguiu segurar o piloto da Full Time e leva o cheque para casa! Espetacular prova, Rubinho muito bem em 2º, Valdeno em prova brilhante fecha o pódio! Uma pena o enrosco de Zonta com Camilo que vinham muito bem e terminaram mesmo em 22º e 17º respectivamente. Com isso Max Wilson, Khodair e Diego Nunes fizeram a festa e fecharam, nesta ordem, o TOp 6!

Além do checão, Fraga DISPARA na ponta do campeonato e parte para o título, consistente e merecido! O piloto agora tem 163 pontos, contra 112 do companheiro de equipe (Marcos Gomes) que agora é 6º. O novo vice-líder é Max Wilson com 130 pontos. Barrichello com 124 é o 3º, seguido de Valdeno com 122 pontos.

E como não reclamei de nada ainda… OBRIGADO, mas MUITO OBRIGADO dona REDE GLOBO pela exemplo de como NÃO transmitir uma prova de corrida! Nada contra o Sérgio Maurício e os demais, quanto à narração tudo certo como sempre! Mas NÃO passar o pódio da etapa principal da temporada, pelo amor de Deus, que fiasco! Mais uma vez, e como já era de se esperar, VALEU por NÃO executar direito o que DEVERIA fazer! E o que mais revolta é que ainda essa semana, a emissora renovou o contrato com os direitos de transmissão da Stock (Globo até 2018 e o SporTV até 2020)! Não daria pra aproveitar esse momento de renovação de confiança e fazer diferente? Fazer melhor? Evoluir?

RESULTADO FINAL

1) #88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – 1min40s285
2) #111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – 0s411
3) #77 Valdeno Brito (TMG Racing) – 5s180
4-)65 Max Wilson (Eurofarma RC) – 10s972
5) #18 Allam Khodair (Full Time Sports) – 11s732
6) #70 Diego Nunes (União Química Racing) – 14s078
7) #4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – 18s585
8) #29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – 22s508
9) #83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – 24s367
10) #46 Vitor Genz Eisenbahn (Racing Team) – 38s496
11) #110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – 38s542
12) #26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – 43s129
13) #3 Bia Figueiredo (União Química Racing) – 44s248
14) #28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – 50s220
15) #56 Danilo Dirani (RZ Motorsport) – 51s136
16) #63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – 53s831
17) #21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 1 volta
18) #0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 2 voltas
19) #73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 2 Voltas
20) #51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 2 Voltas
21) #11 Cesar Ramos (RZ Motorsport) – a 5 Voltas
22) #10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 6 Voltas
23) #74 Popó Bueno (Cavaleiro Sports) – a 6 Voltas
24) #8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – a 16 Voltas
25) #9 Guga Lima (TMG Racing) – a 24 Voltas
26) #12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 24 Voltas
27) #5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – a 25 Voltas
28) #80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 27 Voltas
29) #90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – Eliminado

TRANSMISSÃO

Para quem perdeu a prova, não se desespere! Terá uma reprise na SporTV às 00:15 desta madrugada de Domingo para Segunda. Veja a programação da TV completa!

CLASSIFICAÇÃO GERAL – TOP10

1 – FELIPE FRAGA – 163 pontos
2 – MAX WILSON – 130
3 – RUBENS BARRICHELLO – 124
4 – VALDENO BRITO – 122
5 – DANIEL SERRA – 117
6 – MARCOS GOMES – 112
7 – DIEGO NUNES – 108
8 – CACÁ BUENO – 105
9 – VITOR GENZ – 98
10 – ALLAM KHODAIR – 92

PRÓXIMA ETAPA

Nos encontramos novamente para a 8ª etapa da temporada em LONDRINA/PR – 25 de setembro! E lá meu amigo, teremos a cobertura “in loco” do nosso Anderson Cardoso, do Tomada de Tempo! Até lá! Veja o calendário completo!

GALERIA DE FOTOS

Veja algumas imagens do final de semana em Interlagos na visão de Fernanda Freixosa / Vicar / Fotos Públicas:

[envira-gallery id=”8832″]