Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Bélgica – 2016

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Bélgica – 2016

102
Foto: Foto Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas
Foto: Foto Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas

E neste domingo (28/08/2016) retornamos às pistas para o GP da Bélgica (Spa-Francorchamps), após o mês de férias da turma! No grid tivemos Rosberg na pole, seguido de Verstappen, Kimi, Vettel e Ricciardo no TOP 5. E no final das contas, lá no final do grid tivemos Lewis Hamilton em 21º, Fernando Alonso em 22º e “Sony” Ericsson dos boxes.

Hamilton saiu com pneus brancos (Médios), diferentemente do que se imaginava, onde deveria sair com super-macios para engolir a maior quantidade de carros nas primeiras voltas! Na ponta, Max tenta dar o pulo do gato com os super-macios, contra os macios de Rosberg.

LARGADA

Na largada, péssima largada de Verstappen, na primeira curva enrosco entre as Ferraris e o piloto da Red Bull, Vettel fica no caminho danificado, Kimi perde parte do carro e pneu furado vai perdendo posições. Verstappen com carro desestabilizado vai perdendo posições até que se obriga a entrar nos boxes. Max entra na curva por dentro, forçando total, Kimi sem espaço e praticamente fechado por Vettel, toca na roda traseira do alemão. Asas dianteiras de Kimi e Verstappen danificadas. Abaixo algumas fotos! Veja também o vídeo!

Felipe Massa havia largado muito bem, após a lambança dos demais, pula para 5º. Durante o safety o brasileiro aproveita para trocar os pneus. Nasr também larga muito bem e pula para 11º. Carlos Sainz passa nos detritos e tem pneu traseiro estourado, roda, quase bate em Lewis Hamilton.

Button leva uma porrada por trás de Wehrlein e também abandona. Ericsson, Sainz e Wehrlein fora!

CORRIDA

Após 6 voltas tínhamos N.ROSBERG, N.HULKENBERG, D.RICCIARDO, V.BOTTAS, S.PEREZ, R.GROSJEAN, J.PALMER, E.GUTIERREZ, F.ALONSO e L.HAMILTON no TOP 10.

Mas acidente grave com a Renault de K.MAGNUSSEN, entrada do Safety Car na pista! O piloto perdeu o controle do carro, aparentemente por algum dano no carro, e bate forte na proteção de pneus. Foi levado ao hospital com a suspeita é de uma lesão no tornozelo esquerdo. Algumas fotos do acidente abaixo. Veja também o vídeo!

Praticamente todos entram nos boxes para troca de pneus, exceto os líderes. E na volta #10 foi dada bandeira vermelha para reparação do guard-rail da curva 4.

Após a relargada (09:45), a ordem era a seguinte:

Fora da corrida: Magnussen, Ericsson, Sainz, Button e Wehrlein
Fora da corrida: Magnussen, Ericsson, Sainz, Button e Wehrlein

Todas as estratégias modificadas, trocas de pneus, ajustes. É uma nova corrida! Com a saída do safety-car, Rosberg consegue manter-se na ponta! Nos ponteiros nada muda, atrás de Nico temos Ricciardo, Hulk, ALONSO e Hamilton! Felipe Massa, incrivelmente em 6º, seguido de Kvyat, Perez, Palmer e Grosjean.

Volta 12 e Hamilton já assume a 4ª posição. E lá atrás uma briga complicada entre Max Verstappen e Kimi. Max muito agressivo, fechando a porta e gerando a ira no piloto da Ferrari: “Come on this is PIIIIIII ridiculous. His only interest is pushing me off the track completely. He’s PIIIIIII moving all over the road”! Entre tantas palavras carinhosas, ficaremos com a “Ele é ridículo! Seu único interesse é me tirar da pista!”.

Volta 15 e Hamilton já parte para cima de Hulkenberg na busca pela 3ª posição. Vettel em 10º lugar apenas. Felipe Massa em 6º e Nasr apenas em 16º. Volta seguinte, Max nos boxes e Vettel, voando baixo, já é 8º após ultrapassagem (sem batida) em Kvyat! Ufa!

Volta 18, Hamilton cola finalmente em Hulk e inicia o processo de ultrapassagem, que não durou 1 volta! Luizinho já está no pódio – 3º lugar! Para quem largou na posição 60, tá de bom tamanho! E naquele momento, Ricciardo estava a 6 segundos à frente do inglês.

Volta 21, Kimi finalmente consegue ultrapassar Grosjean e Felipe Massa começa a sofrer pressão de Perez pela 6ª posição. Hamilton, já sem pneus, entra nos boxes – com falha no pit, leva 6 segundos na parada, complicou! Kimi começa a perseguição para cima de Gutiérrez, também da Haas, e ganha mais uma posição – naquele momento já era 10º.

Na volta 23, MAIS UMA VEZ, Nasr ultrapassa os limites da pista, na mesma curva do treino classificatório e leva uma punição de 5 segundos! Na mesma volta, uma galera nos boxes e fato curioso a saída de Hulk e Alonso! Fernandinho toca na roda traseira de Hulk, que tinha toda a preferência! Falha da equipe ao liberar o espanhol indevidamente!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após todas as paradas de pit, tínhamos a seguinte classificação:

N.ROSBERG, D.RICCIARDO, L.HAMILTON, N.HULKENBERG, F.ALONSO, F.MASSA, S.PEREZ, M.VERSTAPPEN, S.VETTEL e V.BOTTAS – TOP 10.

Volta 26 e agora é a vez de Vettel e Max Verstappen na disputa pela 8ª posição. Duas voltas trocando posições e na volta 28, Vettel garante a 8ª posição. Bottas pressiona Verstappen também e ganha a posição do garoto!

Volta 30 e Hamilton já estava próximo de Ricciardo, mas 3 voltas depois teve que parar nos boxes para a última troca de pneus, retornou atrás de Hulk e claro, sem muita dificuldade volta seguinte toma a 3ª colocação novamente! Vettel também chega em Massa para tentar tomar a 7ª posição. Excelente corrida do alemão, recuperando-se bem do acidente na primeira volta! Na volta 33 uma linda disputa entre eles, Vettel passa, erra a freada e Felipe retoma a posição! E na volta 36, Vettel passa Massa e Alonso e assume, de forma brilhante, a 6ª posição. Enquanto isso lá atrás, Versatappen segue na 11ª posição. Rosberg, líder, abre 12 segundos para Ricciardo.

Faltando 3 voltas para o final, Bottas ultrapassa Felipe Massa! Kimi na volta seguinte também ultrapassa o brasileiro! Posições naquele momento: Rosberg, Ricciardo, Hamilton, Hulkenberg, Vettel, Alonso, Bottas, Raikkonen, Massa, Verstappen, Gutiérrez, Grosjean, Kvyat, Palmer, Ocon, Nasr.

E fim de prova! Valeu cada segundo! Se era emoção o requisito para esse retorno de férias da F1, conseguiram! Ao menos de minha parte, corrida movimenta, repleta de incidentes, ultrapassagens – principalmente entre Red Bull de Verstappen, Ferraris, Williams, Hass! Sem esquecer também do Alonso, que consegue, apesar de todas as dificuldades, um 7º lugar fantástico!

Rosberg ganha a corrida, mas o REAL vencedor é Hamilton, com toda certeza! Diante de toda a situação devido as trocas de peças e unidades de potência, largando em penúltimo, Hamilton fez milagre, chega em 3º e ainda tem 9 pontinhos à frente do “companheiro”. Segue líder com 232, contra 223 de Nico! Ricciardo em corrida constante, aproveitando as oportunidades sobe ao pódio em 2º lugar e chega aos 151 pontos no mundial!

RESULTADO FINAL

resultadofinal

MUNDIAL DE PILOTOS

Hamilton – 232 pontos
Rosberg – 223
Ricciardo – 151
Vettel – 128
Raikkonen – 124
Verstappen – 115
Bottas – 62
Perez – 58
Hulkenberg – 45

MUNDIAL DE CONSTRUTORES

Mercedes – 455 pontos
Red Bull – 274
Ferrari – 252
Force India – 103
Williams – 101
McLaren – 48
Toro Rosso – 45
Haas – 28
Renault – 6
Manor – 1
Sauber – 0

PRÓXIMA ETAPA

E a próximo encontro será no GP da Itália – 02 a 04/09/2016! Veja o calendário completo!

FOTOS DO FINAL DE SEMANA