Início Rally RALLY – Ricardo Barra e o navegador Vanderlei Hirt retornam ao Rally...

RALLY – Ricardo Barra e o navegador Vanderlei Hirt retornam ao Rally dos Sertões – 2016

180

A Niterói Rally Team representada pela experiente dupla formada pelo piloto Ricardo Barra e o navegador Vanderlei Hirt retorna ao Rally dos Sertões na modalidade regularidade, três anos após ter se sagrado campeã na edição 2013, na categoria Production T2 (cross country). Para este desafio terá na retaguarda a Mit Full Racing que será responsável por toda a assistência técnica e logística à equipe durante a competição. O time chegará no dia 1º, na cidade de Goiânia (GO) para a montagem do box da equipe no parque de apoio que ficará localizado no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Ricardo Barra e Vanderlei Hirt estarão no Sertões com o Pajero Full 3D. - Foto: Cadu Rolim.
Ricardo Barra e Vanderlei Hirt estarão no Sertões com o Pajero Full 3D. – Foto: Cadu Rolim.

Apaixonado por automobilismo e velocidade, Ricardo Barra não vê a hora de poder acelerar no Rally dos Sertões.

“Antes de mais nada é a realização de um sonho, o Sertões é o segundo maior rali do mundo, e estar entre os competidores já é motivo de muita realização. Mas participar só não basta, vamos em busca do título que coroará de sucesso este desafio. Vamos para cima dos adversários, que são de extrema competência, com a vontade de menino e a determinação de guerreiro”, declarou o piloto.

A equipe faz os últimos preparativos nos dias que antecedem a largada do Sertões e o ritmo é acelerado para levar tudo organizado para seguir com a caravana do certame.

“Tivemos o Ibitipoca no início do mês como um bom treino. Vamos dia 20 encarar a 5ª etapa da Mitsubishi Motorsports Sudeste em Campinas e um dia antes da competição faremos o polimento final durante a 6ª etapa da MMS em Goiânia. Ao amanhecer do dia 4 de setembro, estaremos prontos e extremamente motivados a enfrentar os desafios do Rally dos Sertões 2016”, explica Barra já acostumado com provas off-road.

Equipe de Niterói contará com assistência mecânica e logístca da Mit Full Racing. - Foto: Doni Castilho/DFotos.
Equipe de Niterói contará com assistência mecânica e logístca da Mit Full Racing. – Foto: Doni Castilho/DFotos.

O maior desafio na pré prova do Sertões é a preparação do carro e definir a estratégia para acompanhar a logística do próprio rali. Ricardo e Vanderlei utilizarão um veículo Pajero Full 3D diesel com ‘remap’ para 265 cv ano 2011, um carro resistente e bastante adequado para a prática do esporte, utilizado largamente nos maiores ralis do mundo.

“Como se trata de uma prova longa será muito importante poupar o carro e estar atento a regulagem da suspensão de forma a garantir a conclusão de todas etapas. Estaremos atendidos pela Mit Full Racing que contará com uma estrutura de apoio mecânico e logístico adequado as características da prova. Serão 10 profissionais a serviço de uma boa retaguarda para a equipe”, enalteceu o piloto.

A Equipe

Com quase oito anos de existência, a Niterói Rally Team conquistou um espaço de grande prestígio no automobilismo nacional. Rapidamente saiu do anonimato e hoje, é bastante conhecida no mundo fora de estrada. Desenvolve um trabalho com grande profissionalismo e compromisso com o esporte a motor. Detentora de vários títulos em competições nacionais, conta com parcerias importantes da Cerveja Itaipava e da Natsu que confiaram associar suas marcas a uma história de sucesso dentro e fora das pistas.

A dupla da Niterói Rally Team participa dos campeonatos nacionais de rali de regularidade.

“Este ano seguimos na disputa do Mitsubishi Motorsports Sudeste e estamos entre os top ten da competição, seguindo firme na luta pelo título da temporada. Recentemente ficamos em quinto lugar no Ibitipoca Off Road”, destacou o navegador Vanderlei Hirt, que reside em Apucarana (PR).

Piloto Ricardo Barra e o navegador - paranaense - Vanderlei Hirt. - Foto: Gustavo Epifanio.
Piloto Ricardo Barra e o navegador – paranaense – Vanderlei Hirt. – Foto: Gustavo Epifanio.

A equipe mantém um programa sócio ambiental, o Projeto AGIR ( Ações Geradoras de Iniciativas Responsáveis), que busca empreender ações sustentáveis nas regiões onde se realizam as competições.

24ª edição do Rally dos Sertões:

No dia 3 de setembro acontece a primeira etapa em Goiânia (GO) com a realização do Prólogo e a Largada Promocional. No dia 4 de setembro, a caravana do Rally dos Sertões parte de Goiânia (GP) rumo à Padre Bernardo (GO), segunda etapa do evento. O rali passará ainda por Cavalcante (GO), Posse (GO), Luís Eduardo Magalhães (BA), Mateiros (TO), Ponte Alta (TO) e a chegada acontecerá em Palmas (TO), dia 10 de setembro, com a cerimônia de premiação.

Roteiro:

Com um total de 3.143 quilômetros a serem percorridos, serão 2.341 de especiais (trechos cronometrados), o que corresponde a aproximadamente 75% do roteiro total. A competição será dividida em prólogo mais sete etapas, cruzará três estados e oito cidades do Centro Oeste e Nordeste brasileiro, passando pelo Parque Nacional do Jalapão no Tocantins.

“Conhecemos pouco a região, mas esperamos encontrar um terreno predominantemente plano com longas retas entremeadas de trechos com pedras e com médias mais travadas”, finalizou Ricardo Barra.

A equipe Niterói Rally Team conta com patrocínio Cerveja Itaipava e Natsu. A assistência mecânica e logística é da Mit Full Racing.

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira, dia 02/09

– Carreata pela cidade
– Coletiva de Imprensa oficial
– Festa Oficial Sertões 2016

Sábado, dia 03/09

– Largada rali Mitsubishi Motorsports
– Largada rali Suzuki Off-Road
– Fun Day Mitsubishi
– Evo Day Lancer
– Volta Rápida com Ingo Hoffmann (Lancer)
– Prólogo do Rally dos Sertões (Cidade Alpha Goiás)
– Cerimônia Oficial de Abertura (Hino e Fogos)
– Largada Promocional (Autódromo Internacional de Goiânia)

Domingo, dia 04/09 – Etapa 1

– Goiânia (GO) – Padre Bernardo (GO)
Deslocamento inicial: 247,92 Km
Trecho especial: 112,08 Km
Deslocamento final: 300 m
Total do dia: 360 km

Segunda-feira, dia 05/09 – Etapa 2

– Padre Bernardo (GO) – Cavalcante (GO)
Deslocamento inicial: 35,09 km
Trecho especial: 373,83 km
Deslocamento final: 9,63 km
Total do dia: 418,5 km

Terça-feira, dia 06/09 – Etapa 3

– Cavalcante (GO) – Posse (GO)
Deslocamento inicial: 12,7 km
Trecho especial: 386,46 km
Deslocamento final: 243,94 km
Total do dia: 643 km

Quarta-feira, dia 07/09 – Etapa 4

– Posse (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 14,62 km
Trecho especial: 361,94 km
Deslocamento final: 189,7 km
Total do dia: 566 km

Quinta-feira, dia 08/09 – Etapa 5

– Luís Eduardo Magalhães (BA) – Mateiros (TO)
Desloc. inicial: 35,47 km
Trecho especial: 428 km
Deslocamento final: 0
Total do dia: 463 km

Sexta-feira, dia 09/09 – Etapa 6

– Mateiros (TO) – Ponte Alta (TO)
Deslocamento inicial: 0
Trecho especial: 491 km
Deslocamento final: 7 km
Total do dia: 498 km

Sábado, dia 10/09 – Etapa 7

– Ponte Alta (TO) – Palmas (TO)
Deslocamento inicial: 4,6 km
Trecho especial: 192 km
Deslocamento final: 2 km
Total do dia: 198 km
Total da prova: 3.143 km
Total de trechos especiais: 2.341 km

A equipe Niterói Rally Team conta com patrocínio Cerveja Itaipava e Natsu. A assistência mecânica e logística é da Mit Full Racing.