Início Porsche Cup Brasil PORSCHE GT3 CUP – Caca Bueno faz a pole em Interlagos –...

PORSCHE GT3 CUP – Caca Bueno faz a pole em Interlagos – 2016

234

Numa corrida de enduro, a posição de largada não importa tanto quanto nas jornadas de sprint. Mas os treinos qualificatórios da abertura do campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge nesta tarde em Interlagos serviram de exemplo de quanto os carros estarão próximos na primeira jornada de 300 km do ano. Na classe Cup, 13 dos 18 carros do grid cravaram marcas com intervalo inferior a um segundo. Na Challenge, eram seis dos 11 inscritos dentro do mesmo segundo.

Nesse cenário acirrado, os quatro competidores que saíram mais contentes foram Cacá Bueno, Claudio Dahruj, William Freire e Ramon Alcaraz.

O pentacampeão da Stock Car matou saudade das corridas de Gran Turismo em grande estilo e registrou a melhor volta do qualify, para colocar o carro nº 0 na pole em sua primeira participação na Porsche GT3 Cup Challenge – ele já havia competido com Porsches de corrida na Supercup, em etapas preliminares de GPs de F1 há dez anos. Em sua melhor passagem, ele registrou 1min37s421 –a melhor marca da categoria em Interlagos desde a adoção do lastro de êxito no ano passado.

Cacá Bueno e Claudio Dahruj, dupla que levou a pole. - Foto: Fernanda Freixosa.
Cacá Bueno e Claudio Dahruj, dupla que levou a pole. – Foto: Fernanda Freixosa.

Assim como o experiente piloto da Stock Car, Pedro Piquet foi escalado para as duas sessões de treino com o carro numeral 5, que compartilha com o irmão Nelsinho na primeira prova dos dois juntos no mesmo carro de corrida. O bicampeão da F3 Brasil chegou a ocupar provisoriamente a posição de honra no minuto final, antes de ter a marca superada por 0s081.

Na segunda fila vão alinhar Allam Khodair-Marcelo Hahn em terceiro com o carro nº 16 e a dupla Beto Leite/Beto Valério com o carro #4.

Pole na Challenge na corrida de 300 km do ano passado, Alan Hellmeister liderou o início do qualify com o tempo de 1min37s840. Na segunda sessão de 10 minutos, ele deu lugar a Ricardo Zonta no carro #6, que vai abrir a terceira fila. Em sexto lugar vai alinhar a dupla Beto Gresse/Miguel Paludo.

O qualify da Challenge também teve alternância na primeira posição. Renan Guerra, que compete em dupla com o jovem Christian Hahn, cravou a melhor volta da primeira sessão. Tentou repetir a dose na segunda, mas quando os carros já aceleravam com faróis acesos no final da tarde, William Freire, parceiro de Ramon Alcaraz no carro #50, buscou o tempo decisivo. Os carros da geração “997-II” vão alinhar a partir da 19a posição no grid.

A segunda fila da Challenge será aberta por tripulação de titulares da categoria: Cristiano Piquet e Otávio Mesquita. Ao lado deles largam Eloi Khouri e Cozzi.

Ricardo Baptista abre a fila para sair do box. - Foto: Lucas Bassani.
Ricardo Baptista abre a fila para sair do box. – Foto: Lucas Bassani.

Apesar da competitividade acirrada e da altíssima velocidade mostrada por tantos profissionais debutantes no evento, mais uma vez, a Porsche GT3 Cup Challenge testemunhou exemplos de camaradagem que notabilizaram o evento ao longo de seus 12 anos. Impossibilitado de competir na última hora em parceria com seu sobrinho Lucas Foresti, Constantino Jr, o recordista em vitórias da categoria foi substituído justamente pelo piloto com quem protagonizou a maior rivalidade na história recente da categoria: o tricampeão Ricardo Rosset. Eles saem em nono lugar no geral.

A corrida terá duração de 300 km ou 2h30min. Cada competidor é obrigado por regulamento a conduzir durante dois stints. Eles são também os encarregados de traçar as estratégias, para revezamento no carro, troca de pneus e reabastecimento.

imagem_release_718039
Nelsinho e Pedro Piquet se preparando para o quali. – Foto: Fernanda Freixosa.

Além do primeiro campeonato de endurance da categoria – compreendido pela prova em Interlagos, outra de 300 km em Goiânia e a final, de 500 km novamente em São Paulo –, a temporada terá ainda um campeão das provas de sprint e um campeão “overall”, definido pela somatória dos pontos das 9 etapas do calendário.

O campeão overall da classe Cup recebe como prêmio a participação numa das corridas preliminares das 24 Horas de Le Mans em 2017, na qual largam 40 Porsches. Já o campeão da Challenge ganha como prêmio uma etapa na Cup na temporada seguinte.

Porsche GT3 Cup Challenge – Endurance 1 – Grid:

1° 0 CUP C.Dahruj/C.Bueno 1:37.421

2° 5 CUP N.Piquet/P.Piquet 1:37.502

3° 16 CUP M.Hahn/A.Khodair 1:37.629

4° 4 CUP B.Leite/B.Valerio 1:37.717 11

5° 6 CUP R.Zonta/A.Hellmeister 1:37.840

6° 7 CUP M.Paludo/B.Gresse 1:37.857

7° 34 CUP M.Billi/R.Mauricio 1:37.948

8° 2 CUP M.Basso/N.Figueiredo 1:38.136

9° 00 CUP R.Rosset/L.Foresti 1:38.142

10° 90 CUP JPMauro/Casagrande 1:38.243

11° 77 CUP D.Schneider/R.Baptista 1:38.255

12° 1 CUP P.Queirolo/M.Visconde 1:38.320

13° 52 CUP C.Lunardi/B.Posses 1:38.365

14° 3 CUP S.Jimenez/R.Baptista 1:38.458

15° 12 CUP D.Giustiozzi/G.Mazzacane 1:38.553

16° 44 CUP P.Pomelli/D.Nunes 1:38.838

17° 88 CUP E.Azevedo/S.Barros 1:38.852

18° 81 CUP G.Farah/M.Franco 1:39.244

19° 50 CHA R.Alcaraz/W.Freire 1:41.112

20° 12 CHA C.Hahn/R.Guerra 1:41.147

21° 56 CHA O.Mesquita/C.Piquet 1:41.341

22° 21 CHA E.Khouri/M.Cozzi 1:41.456

23° 91 CHA L.Arruda/M.Vario 1:41.954

24° 89 CHA D.Paludo/C.Ambrósio 1:42.025

25° 19 CHA R.Melo/T.Filho 1:42.123

26° 27 CHA L.Elias/M.Muller 1:42.708

27° 69 CHA S.Maggi/M.Zanella 1:43.564

28° 25 CHA M.Salla/G.Reischl 1:43.670

29° 38 CHA R.Samed/M.Mauro 1:44.617

A largada está marcada para 15h deste sábado. O canal da categoria no Youtube e o site oficial da Porsche GT3 Cup Challenge transmitem a prova ao vivo. Na TV, a etapa será exibida após o período olímpico. A Band mostra a primeira jornada de endurance no dia 28 de agosto às 13h, e, o Sportv 3, no dia 25 de setembro às 14h30.