Início BlancPain GT Series BLANCPAIN GT SERIES – Trio Luso-Brasileiro vai super bem nas 24hrs de...

BLANCPAIN GT SERIES – Trio Luso-Brasileiro vai super bem nas 24hrs de Spa

132

Depois de largar em 44o lugar na maior corrida de Gran Turismo do mundo, o trio luso-brasileiro composto por Sergio Jimenez, Rodrigo Baptista e Filipe Albuquerque recebeu a bandeirada das 24 Horas de Spa com o R8 numeral 3 em 12o lugar.

Infelizmente o top-10 escapou a menos de meia hora para o final, no último pit-stop da jornada. Filipe levou o carro para os pits em oitavo lugar, aproveitando a bandeira amarela determinada pela forte chuva forte que surpreendeu os carros na reta final da corrida. Mas um vazamento de óleo na hora de completar atrasou o serviço de box, e acabou perdendo uma volta na operação.

R8 do Trio Luso-Brasileiro, sem palavras para descrever a beleza desse carro. - Foto: Audi Media
R8 do Trio Luso-Brasileiro, sem palavras para descrever a beleza desse carro. – Foto: Audi Media

Retornou à pista em 13o e passou o Audi numeral 74 quando a corrida foi reiniciada com bandeira verde. Mas faltou tempo para descontar a volta e buscar outra vez o grupo dos dez mais velozes.

A tripulação saiu com a sensação de dever cumprido depois de competir pela primeira vez em conjunto numa prova tão longa –no caso do jovem Rodrigo Baptista, 19, foi a estreia em corridas de 24 horas.

“O fim de semana foi difícil no começo, sem o melhor balanço nos treinos. Depois tivemos um qualify complicado, em que perdemos as voltas por punição de track limits. Aí acabamos em 45o no grid de 65, mas tínhamos confiança que o ritmo de prova seria bom, o que se confirmou na prova”, lembrou Jimenez.

Ele foi o escolhido para largar e conduziu a máquina de 585cv para o pelotão de elite durante as primeiras duas horas de corrida. O paulista entregou o carro para Albuquerque na marca de 1h50min de prova, em oitavo lugar.

O português guiou durante um longo período sob safety car e fez dois stints consecutivos. Chegou a andar em 27o, mas recuperou para sétimo lugar. Quando entregou o carro para Baptista, o Audi R8 era 14o e vinha na volta do líder.

Trio Luso-Brasileiro em Spa. - Foto: Audi Media.
Trio Luso-Brasileiro em Spa. – Foto: Audi Media.

O novato manteve o ritmo e lidou como pode com o tráfego, até entregar novamente o carro para Jimenez, em vigésimo, na marca de 8h de corrida. Uma hora mais tarde Filipe retomou o carro, em 17o.

Jimenez então retornou ao Audi #3 durante a madrugada e emendou três stints seguidos, período no qual a máquina do trio luso-brasileiro era a mais veloz na mítica pista belga.

Baptista recebeu novamente o carro em 11o lugar, enfrentou o tempo instável de Spa de pneus slick com personalidade e chegou a andar em oitavo.

Mas àquela altura da prova os competidores já tinham várias janelas de paradas distintas, de modo que o momento de entrar no box durante as “full course yellow” (ou safety car virtual) ganhou relevância.

Albuquerque retornou ao carro em 13o, faltando pouco mais de duas horas para a bandeirada. Ele entrou no box em 11o no penúltimo pit e tinha ritmo para buscar os quatro carros que vinham à frente na mesma volta –  o que o top-7 para o Audi R8 número 3.

"Batmovel" nos boxes em Spa. - Foto: Audi Media.
“Batmovel” nos boxes em Spa. – Foto: Audi Media.

Então choveu de novo, primeiro fraco, depois muito forte no trecho final do circuito, provocando aquaplanagem de vários carros. O Audi #3 seguiu firme na pista, mas acabou perdendo uma volta preciosa no último pit-stop com o pequeno vazamento de óleo. Recebeu a bandeirada da 68a edição da tradicional prova em 12o lugar.

“Tivemos um único problema, na última parada, que acabou nos custando um top7. Vazou óleo na hora de repor, o que foi um azar. Mas, por sorte, não pegou fogo… Coisas de corrida”, observou Jimenez.

Ele destacou a performance do trio, especialmente o desempenho de Baptista em sua primeira corrida de 24 horas.

“O Rodrigo fez um total de 6 horas de tocada, pegou chuva e sol no mesmo stint, agora de slick, guiou anoitecendo e amanhecendo, pilotou bem à noite e não fez nenhuma bobagem. Ficou firme na pista com 65 carros e metendo farol nos outros a noite toda! Foi muito bem para a estreia. Ano que vem certeza que estaremos melhor para sustentar o ritmo e se livrar mais rápido do tráfego. Mas isso é questão de experiência também”, completou Jimenez.

E o TDT (Tomada de Tempo) continua na torcida e na campanha #acelerasjimenez, acompanhem também o vídeo a seguir, com as imagem do GRID das 24hrs de Spa, em 360º.

A próxima corrida dos brasileiros do Audi R8 número 3 no Blancpain GT Series é a etapa de Sprint em Hungaroring, nos dias 27 e 28 de agosto.