Início BlancPain GT Series BLANCPAIN GT SERIES – Quinta-feira com muita velocidade em Spa-Francorchamps

BLANCPAIN GT SERIES – Quinta-feira com muita velocidade em Spa-Francorchamps

277

Céu encoberto, mínima de 13º e com chuva, e assim começou o dia em Spa, durante o dia o clima melhorou e os treinos no Circuito de Spa Francorchamps para as 24Hrs de Spa foram com pista seca.

Sérgio Jimenez pilotando seu Audi R8 LMS. - Foto Patrick Hecq
Sérgio Jimenez pilotando seu Audi R8 LMS. – Foto Patrick Hecq

O autódromo de Spa é conhecido pela sua história e importância, sendo uma das grandes catedrais do automobilismo mundial, circuito que recebe a Fórmula 1 e as 24 Horas de Spa anualmente e fica localizado nos arredores das cidades de Spa, Stavelot e Malmedy, na província de Liège.

Toda a programação interagindo com o público se iniciou nesta quarta-feira (27) quando todos os pilotos compareceram a uma tarde de autógrafos deixando as belas maquinas pertinho de todos os fãs europeus.

Nossos amigos Sérgio Jimenez e Rodrigo Baptista juntamente com o português Filipe Albuquerque, piloto que compõem o trio que estará abordo do R8 LMS, também estiveram presente na tarde de autógrafos em SPA.

[envira-gallery id=”7066″]

Programação desta quinta feira:

O pré qualify da Total 24 hours of Spa se iniciou as 17:45hrs – (12hrs e 45 minutos no horário de Brasília) – e teve duração de uma hora.

Já o qualify se iniciou as 20hrs – (15hrs no horário de Brasília) – com tempo total de 1hr e 15 minutos.

O qualify noturno da Total 24 hours of Spa se iniciou as 21:45 – (16hrs e 45 minutos no horário de Brasília) – com tempo de 2hrs.

Pré Qualify:

Já com o tempo limpo para a sessão de pré qualificação das Total de 24 Horas of Spa, os tempos de volta foram notavelmente mais rápido do que durante a sessão de treino com pista semi molhada de hoje pela manhã.

Felix Rosenqvist abordo de sua Mercedes-AMG nº 88 da equipe AMG-Team AKKA ASP - Foto: Blancpain GT Series.
Felix Rosenqvist abordo de sua Mercedes-AMG nº 88 da equipe AMG-Team AKKA ASP – Foto: Blancpain GT Series.

Minutos antes de a sessão terminar Felix Rosenqvist na Mercedes-AMG nº 88 da equipe AMG Team AKKA ASP estabeleceu o melhor tempo da sessão, em 2’19.549.

O piloto bateu o tempo de Maro Engel na Mercedes-AMG nº 00 da equipe AMG Team Black Falcon por incriveis 0,065 de segundo.

Fechando o top-3 outro Mercedes-AMG, e terceira equipe diferente, a Mercedes AMG numero 85 do time AMG-Team HTP Motorsport fechou com a diferença de 0,334.

No Pro Am coisas eram um pouco diferentes, com cinco marcas no top-5.

O tempo mais rápido foi para o piloto da Lamborghini Oliver Gavin, que também terminou em sexto na geral, seguido pelo 74 do time ISR Audi e pelo piloto nº 56 da Black Falcon abordo de outro Mercedes AMG.

O carro mais rápido da Copa Am foi o numeral 888, que terminou em 37º na geral.

 

pq

Acompanhe o pré qualify na integra:

Resultado do Qualify:

E as Mercedes AMG dominaram o top-5 na classificação geral das Total de 24 Horas of Spa.

Um dos vencedores das 24 Horas de Spa em 2013 e atual piloto da DTM Maxi Götz, levou a pole e provou ser o mais rápido na primeira sessão de qualificação geral da edição de 2016 do clássico enduro belga.

Pilotando seu Mercedes AMG número 86 do time HTP Motorsport o alemão cravou em 2’18.532, a apenas quatro décimos acima da pole do ano passado.

Maxi Götz levou seu Mercedes AMG 86 do time HTP Motorsport a pole da primeira parte do qualify das 24hrs de Spa. - Foto: Blancpain GT Series.
Maxi Götz levou seu Mercedes AMG 86 do time HTP Motorsport a pole da primeira parte do qualify das 24hrs de Spa. – Foto: Blancpain GT Series.

Em segundo lugar, e mais rápida dos carros Pro Am, ficou com Daniel Juncadella abordo de seu Mercedes AMG GT3, nº 56 do time Black Falcon.

Laurens Vanthoor e seu R8 numeral 28 da equipe Audi Sport Equipe WRT interrompeu a série de Mercedes AMG e ficou em terceiro, com o piloto do carro 88 da AMG Team AKKA ASP seguido pelo piloto do time da AMG Team Black Falcon em quarto.

Mais rápido dos carros Am Cup foi a Ferrari numeral 888, com Nicola Cadei levando o primeiro lugar (e em geral 30º).

 

ql

Qualify Noturno:

Com algumas interrupções o qualify noturno das 24Hrs de Spa, se consolidou assim.

 

qln

Com a combinação de resultados o top-10 geral das 24hrs de Spa terminou assim:

 

final

Frases ditas pelos pilotos após as duas partes do qualify em Spa.

Shane van Gisbergen (McLaren nº 58 – Garagem 59):

“Foi um começo muito difícil de o dia com o tempo, mas ficou melhor e melhor. O carro não foi muito boa para começar, mas nós erodia o set-up e cheguei lá no final. Estávamos 19 no final da primeira sessão de qualificação, por isso mesmo à beira e precisava fazer um trabalho melhor hoje à noite! Claro, que só tem-nos para o tiroteio Super Pole, mas estamos felizes com onde estamos “.

Maxi Götz (Mercedes-AMG nº 86 – AMG-Team HTP Motorsport):

“Eu acho que o melhor tempo na prática era uma 2m18.6s e eu consegui um ponto e cinco na fase de qualificação. Não havia muitos condutores sob a barreira de 2m19s quer. Eu só queria chegar lá e encontrar um espaço, que eu consegui fazer. Depois que estávamos bastante confiante ninguém iria bater o tempo “.

Dani Juncadella (Mercedes-AMG nº 56 – Black Falcon):

“A minha primeira experiência aqui no carro era há algumas semanas correndo em British GT, e nós faltou um pouco de ritmo. Então, obviamente, é muito bom estar sentado aqui. Fizemos um grande passo com o set-up de hoje; na Pré-Qualificação eu era um segundo desligado, mas tirou uma realmente boa volta esta noite. Eu gostaria de ser ganancioso e tentar um bom outright posição no grid de amanhã, mas sabemos que será uma grande luta para ganhar a classe Pro-Am, que é o nosso principal objetivo. Mas, vendo o resultado de hoje, obviamente, me faz querer ir para pódio geral! “

Nicola Cadei (Ferrari nº 888 – Kessel):

“Eu só precisava de três voltas no final, mas fez passar algum tempo a afinar o carro durante a pré-qualificação. Durante a minha primeira volta eu encontrei um carro no meio da Blanchimont, que estragou que correr e nos manteve fora da Super Pole, que era o nosso objetivo inicial “.

Grégory Paisse (Porsche nº 230 – SpeedLover):

“É a minha primeira vez neste evento, por isso é um pouco de um sonho É fantástico para dirigir aqui, com os melhores carros GT e pilotos do mundo eu não tenho palavras para descrever meus sentimentos. “

carronoite
Shane van Gisbergen levou seu McLaren a pole da classificação geral das 24hrs de Spa. – Foto: Blancpain GT Series.

Super Pole:

Amanhã sexta feira (29) acontece a Super Pole da Total 24 Hours of Spa que terá início às 17:30hrs (12hrs e 30 minutos no horário de Brasília).

E claro a contagem regressiva já começou!! E o #ACELERASJIMENEZ continua.

Acompanhe ainda mais as conquistas dos pilotos, e saiba mais sobre o desempenho deles em um dos principais Enduros do Mundo na catedral do automobilismo mundial Spa Francorchamps.

Então siga as redes sociais do Sérgio Jimenez – FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER – e também do Rodrigo Baptista – FACEBOOK, INSTAGRAM – e fique por dentro de todos os releases dos pilotos.

A largada das 24 Hours of Spa acontece sábado as 16hrs e 30 minutos – (13hrs e 30 minutos no horário de Brasília).