Início Fórmula Indy FÓRMULA INDY – Programação, Transmissão e Horários – Etapa de Iowa –...

FÓRMULA INDY – Programação, Transmissão e Horários – Etapa de Iowa – 2016

138
Foto: www.iowaspeedway.com
Foto: www.iowaspeedway.com

E chegamos à Iowa! Mais um circuito oval da Temporada 2016 da Fórmula Indy pela 11ª etapa do mundial! Ao invés do anoitecer de Sábado, este ano teremos a disputa no entardecer de Domingo. Iowa Speedway é um autódromo D-oval de 0,875 milhas (1,4 km) de extensão, inaugurado em 2005 e situado na cidade de Newton, Iowa, Estados Unidos. Foi o primeiro circuito oval a ter softwall em todo o muro e hoje em dia recebe provas da NASCAR e IndyCar Series. É o menor circuito da temporada da Indy.

Foto: iowaspeedway.com
Foto: iowaspeedway.com

E a etapa tem favorito SIM SENHOR! A equipe Andretti que venceu 7 vezes lá (das 9 provas já realizadas), entre elas as últimas 6 edições.

Apesar da equipe estar longe de ser considerada “de ponta”, a energia, o sol, a lua, o ar CONSPIRA para que eles tenham este retrospecto. E as etapas de 2014 e 2015 exemplificam fácil! Nestas 2 edições, a equipe foi considerada MEDIANA e venceu apenas 3 vezes em cada ano. Mas… mas… em Iowa não teve para ninguém e Ryan Hunter-Reay levou nos 2 anos. Já em 2016, a equipe não mostrou muita coisa!

E para tentar derrubar esta estatística, podemos citar a Ganassi (Dixon, Kanaan, Kimball e Chilton) que nunca pode ser descartada, apesar do desempenho abaixo do esperado nesta temporada. Já a toda poderosa Penske terá Pagenaud, Helinho, Power e Montoya. Mas não adianta, não tem bom desempenho em Iowa. Em 9 edições no circuito, NUNCA venceu e pódio somente em 2 ocasiões: Ryan Briscoe (2009) e Helio Castroneves (2010). Ainda não podemos esquecer de outros pilotos que sempre surpreendem: Newgarden, Rahal e Hinchcliffe.

Mas tudo pode mudar, favoritos se complicarem e esquecidos se destacaram! Apesar da previsão de sol no sábado, para o domingo a situação é preocupante! Chuva e mais chuva!

No campeonato a Penske domina até então! Temos Pagenaud, líder absoluto com 375 pontos, seguido do brasileiro Castroneves com 301. Em 3º temos mais um piloto da Pesnke, Will Power com 294. Fechando o TOP6 aparecem Dixon, Newgarden e Tony Kanaan!

A corrida será transmitida às 18:40 deste Domingo (10/07/2016) pela BandSports e a princípio teremos um VT às 01:15 (madrugada de domingo para segunda) na Bandeirantes.

CARL HASS

E aproveito o espaço para homenagear um grande personagem da Indy como um todo! Carl Hass! Foi o “cara” da indústria automotiva e das corridas de carros durante muito tempo! Na história da Indy escreve várias páginas e todas relacionadas com a parceria dele com Paul Newman! A dupla fundou nada mais, nada menos que uma das mais fantásticas equipes da categoria no início da década de 80 – a Newman/Haas Racing. Ele também foi piloto na década de 50.

Na foto temos Sebastien Bourdais (o último a vencer pela Newman/Haas Racing). Ao lado dele temos Carl Haas (esquerda) e Paul Newman (direita). Foto: ESPN
Na foto temos Sebastien Bourdais (o último a vencer pela Newman/Haas Racing). Ao lado dele temos Carl Haas (esquerda) e Paul Newman (direita). Foto: ESPN

Haas estava com Alzheimer e infelizmente em 29/06/2016 faleceu com 86 anos de idade! Fica aqui um tributo da IndyCar Oficial (Youtube):