Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final, Hamilton vence e Mercedes leva o título...

FÓRMULA 1 – Resultado Final, Hamilton vence e Mercedes leva o título de construtores – 2015

106
Foto: Foto Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas
Foto: Foto Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas

FÓRMULA 1 – Resultado Final – E neste domingo (11/10/2015) tivemos o GP da Rússia de Fórmula 1. Toda emoção não percebida nos treinos livres e classificatório esteve MUITO presente durante a corrida! A própria presença de Sainz no grid já mostrava que não seria um GP comum! O piloto, que sofreu grave acidente durante os treinos, convenceu a equipe médica e a direção de prova que poderia correr e o fez!

Na largada nada fora da normalidade entre os ponteiros e Rosberg (pole) consegue fazer boa largada e se mantém à frente do companheiro. Kimi Raikkonen deu o famoso pulo do gato e ganhou as posições de Vettel e Bottas. MAS, POREM, TODAVIA, ENTRETANTO… lá atrás, Hulkenberg que largara em ótima posição (6º), perdeu o controle do carro e rodou. A Sauber de Marcus Ericsson acabou batendo no piloto da Force India, ainda naquela confusão, Verstappen ficou com pneu furado e Grosjean (piloto da Haas para 2016) foi obrigado a trocar o bico de sua Lotus. Devido à situação… SAFETY CAR. Nesta brincadeira Nasr era 11º e Massa 12º.

Após a nova largada, Nico conseguiu segurar a ponta, seguido de Hamilton e Kimi Raikkonen. Este último sob pressão do também finlandês, Bottas. Ao final da volta, os compatriotas trocam de posição em bela ultrapassagem de Bottas para cima do homem de gelo. Nasr em boa ultrapassagem para cima de Button estava em 9º – bela corrida do brasileiro até então. Algumas voltas dadas e Rosberg tem problemas no acelerador do carro. Tenta continuar, mas vai perdendo posições e abandona! Linha de frente livre para mais um passeio do inglês e atual líder do campeonato! Vettel recupera a 4ª posição ao ultrapassar o companheiro de equipe e Massa vinha em recuperação (10º). Para Nico, praticamente fim de campeonato! O piloto não escondeu a frustração: “Não é bom quando há um problema no pedal do acelerador. Estava vindo cada vez mais na minha direção, então eu tinha de encolher minha perna e, no final, não dava mais para virar o volante. Agora não estou pensando no campeonato, estou só decepcionado por hoje e vou pensar no resto depois”.

Tudo vinha dentro do esperado até que Grosjean PERDE o controle ao tentar ultrapassar os limites da curva, roda e bate muito forte no muro de proteção. Novo safety car e a partir de agora nada tinha mais lógica e as estratégias previamente definidas, passaram de fundamentais para inúteis! Alguns pilotos resolveram parar e tentar terminar a corrida com 1 parada apenas. Os ponteiros preferiram não arriscar e continuaram com seus planejamentos. Nasr chegou a figurar entre os ponteiros, andando momentaneamente em 3º lugar.

Após as paradas Hamilton partia para a vitória de forma tranquila, Vettel em seguida! Para variar, péssimas trocas de pneus da Williams, tanto com Bottas como Massa. Até este momento a equipe Mercedes não seria campeã de construtores, mas no final uma reviravolta! Perez que vinha em ótima estratégia de parada de boxes e bom ritmo na corrida, não consegue segurar Bottas e Kimi que vinham com as facas nos dentes! Naquele momento, faltando algumas voltas para o fim, Bottas em 3º, Kimi em 4º e Perez em 5º. Mas o piloto da Ferrari não se contentou e partiu para cima do piloto da Williams! E não deu outra, lambança do Kimi, bate em Bottas que abandona e Perez herda o pódio! Kimi até consegue levar o carro até o final, mesmo com suspensão danificada – termina em 5º, atrás de Felipe Massa! Mas a direção de prova decide punir o piloto da Ferrari com 30 segundos (cai de 5º para 8º), assim Nasr fica com o 6º lugar e a MERCEDES leva o título de construtores!

Sobre o incidente, Kimi diz:

“Eu tentei ultrapassar. Tinha passado ele uma vez antes na corrida, estava alcançando na curva 3, não estava tão longe e pensei que devia tentar de novo. Uma vez que decidi tentar, não dava para recolher outra vez. Ele não esperava que eu estivesse ali, não tinha para onde ir e infelizmente colidimos”.

E Bottas, que via rádio chegou a dizer “Que merda ele fez?”, não concorda com o piloto da Ferrari e dispara:

“Eu não diria que foi acidente de corrida. Estava lá e não vi nada até ele me acertar por trás. Terminei sem pontos. Foi assim que acabamos hoje, e fica apenas a decepção. Uma punição não o faria se sentir melhor. Não importa para mim se ele vai ser punido ou não, pois não vou receber os pontos de volta”.

O brasileiro Felipe Nasr, que agora tem 23 pontos, destaca sua satisfação com o final de semana e com as modificações de carro/equipe:

“A corrida foi excelente. No início da corrida, com pneu supermacio, o ritmo era muito bom. Foi uma pena o safety-car. O resultado foi muito bom, acho que foi melhor que o esperado, a equipe fez um bom trabalho hoje e os pontos são para eles”.

Já Massa, que até fez boa corrida, largou em 15º e com todos os incidentes da corrida ainda terminou em 4º. O piloto brasileiro demonstrou felicidade com o resultado final:

“Foi uma boa corrida. Demorei a passar pilotos quando estava com os pneus mais duros. Consegui passar carros como os de Alonso e do Nasr. O ritmo estava incrível. Fiquei muito feliz com a corrida. Se tivesse começado em uma posição melhor, o pódio estaria no bolso”.

As batedeiras elétricas da McLaren, claro que beneficiadas por todos os incidentes, marcaram pontos com ambos os carros pela primeira vez em 2015. Button em 9º lugar e Fernando Alonso em 10º. Mas o melhor do dia foi o comentário de Alonso com seu engenheiro ao receber a seguinte mensagem (via rádio): “Alonso, nossa briga agora é com Massa, tente segurar seus ataques”. O espanhol não poupou ironia e disparou: “Adoro o seu senso de humor”.

Fim de prova em Sochi! Hamilton mais líder que nunca, Vettel é o segundo do campeonato com 7 pontos à frente de Rosberg. Sainz está de parabéns pela força de vontade, Massa diminui a vantagem de Bottas e agora tem apenas 2 pontos atrás, além disso, qual a parte que a Williams ainda não entendeu que DEVEM treinar mais pits stops? Mercedes campeã e Nasr em bela corrida!

VEJA O RESULTADO COMPLETO DO GP DA RÚSSIA 2015

1 – Lewis Hamilton – (Mercedes) – 1h37m11s024
2 – Sebastian Vettel – (Ferrari) – 5s953
3 – Sergio Perez – (Force India/Mercedes) – 28s918
4 – Felipe Massa – (Williams/Mercedes) – 38s831
5 – Daniil Kvyat – (RBR/Renault) – 47s566
6 – Felipe Nasr – (Sauber/Ferrari) – 56s508
7 – Pastor Maldonado – (Lotus/Mercedes) – 1m01s088
8 – Kimi Raikkonen – (Ferrari) – 1m12s358
9 – Jenson Button – (McLaren/Honda) – 1m19s467
10 – Max Verstappen – (STR/Renault) – 1m28s424
11 – Fernando Alonso – (McLaren/Honda) – 1m31s210
12 – Valtteri Bottas – (Williams/Mercedes) – acidente
13 – Roberto Merhi – (Marussia/Ferrari) – 1 volta
14 – Will Stevens – (Marussia/Ferrari) – 2 volta
15 – Daniel Ricciardo – (RBR/Renault) – problema na suspensão
NÃO COMPLETARAM
Carlos Sainz – (STR/Renault) – problema nos freios
Romain Grosjean – (Lotus/Mercedes) – acidente
Nico Rosberg – (Mercedes) – problema no acelerador
Nico Hulkenberg – (Force India/Mercedes) – acidente
Marcus Ericsson – (Sauber/Ferrari) – acidente

CLASSIFICAÇÃO GERAL (TOP10)

1 – Lewis Hamilton – Mercedes – 302 pontos
2 – Sebastian Vettel – Ferrari – 236
3 – Nico Rosberg – Mercedes – 229
4 – Kimi Räikkönen – Ferrari – 123
5 – Valtteri Bottas – Williams – 111
6 – Felipe Massa – Williams – 109
7 – Daniil Kvyat – Red Bull Racing – 76
8 – Daniel Ricciardo – Red Bull Racing – 73
9 – Sergio Perez – Force India – 54
10 – Romain Grosjean – Lotus – 44

CONSTRUTORES – Mercedes leva o título antecipadamente (TOP5)

1 –    Mercedes – 531 pontos
2 – Ferrari – 359
3 – Williams – 220
4 – Red Bull Racing – 149
5 – Force India – 92

GALERIA DE FOTOS

[Best_Wordpress_Gallery id=”40″ gal_title=”Fórmula 1 – GP da Rússia 2015″]

PRÓXIMA CORRIDA

O próximo encontro dessa turma será no GP dos EUA em 25/10/2015. Veja o calendário completo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP da Rússia – 10/10/2015
FÓRMULA 1 – Resultados dos Treinos Livres (2º e 3º) – GP da Rússia – 2015
FÓRMULA 1 – Resultado do 1º Treino Livre – GP da Rússia – 2015
FÓRMULA 1 – Programação, horários e transmissão – GP da Rússia – 2015
PROGRAMAÇÃO DA TV – Corridas transmitidas na TV – 09 a 12/10/2015