Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP de Cingapura – 2015

FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP de Cingapura – 2015

151
Foto: Facebook Oficial Ferrari
Foto: Facebook Oficial Ferrari

E hoje, domingo (20/09/2015), tivemos a largada para o GP de Cingapura de Fórmula 1. Vettel na pole, seguido de Ricciardo, Kimi e Kvyat. As Mercedes não tiveram um bom treino.

Realmente, a lua, as estrelas, os milhares de holofotes que tornam a noite de Marina Bay em dia, tornam o circuito belo e intrigante. Por outro lado, um traçado truncado e sem muitos pontos de ultrapassagem (ao menos para o padrão dos pilotos atuais). O que torna a corrida realmente chata, independente de quem esteja na ponta. Com o grid de largada fora do padrão dos últimos anos, com Ferrari e Red Bull à frente, realmente achei que teríamos boas disputas, até pelo fato de que as Mercedes deveriam atacar os ponteiros assim que seus pneus tivessem o aquecimento ideal atingido. Mas não foi o que pudemos observar. Mudaram as estrelas, mas de emocionante mesmo neste final de semana, apenas os treinos livres e principalmente o classificatório.

Largada normal e sem incidentes, os 7 primeiros asseguraram suas posições de largada e Massa ganha 1 posição devido o problema de Verstappen. E assim ficamos até a volta 12, quando começaram as paradas de boxes. Na saída de Massa dos boxes, ocorre uma batida entre ele e Hulkenberg que roda, bate e fica fora. Primeiro safety car virtual e Massa acaba parando mais uma vez no box para nova troca dos pneus. Revoltado, declara Hulkenberg: “Massa saiu com muita sede ao pote e eu estava disputando pontos”. #parentese: Por favor Hulk, somente você estava disputando pontos? Mas no final das contas, após avaliação da direção de prova, o falastrão é que foi punido e cumprirá no GP do Japão no próximo final de semana. E quem acabou perdendo mesmo com o acidente foi Massa que caiu para 14º naquele momento. Nos ponteiros, Kvyat perdeu as posições para as Mercedes. Quem ganhou muito com as paradas foi o Nasr que pulou para 9º.

Relargada após 5 voltas com safety car virtual e convencional, tudo dentro da normalidade e nenhuma alteração na fila: Vettel, Ricciardo, Kimi, Hamilton, Rosberg, Kvyat e Bottas. Me impressiona que, com tanta tecnologia e modernidade nesse circuito de Cingapura, ainda temos que ficar 5 voltas em safety para que meia dúzia de pessoas utilizem vassouras para retirar os detritos do chão.

Volta 27 e Hamilton tem problemas no carro (aparentemente eletrônico). Começa a perder diversas posições até que desiste e abandona. Ótimo para Rosberg, ótimo para o campeonato! Outro com problemas é Felipe Massa (Câmbio) e após diversas tentativas de continuidade, também abandona. Felipe declara: “Tava com problema no cambio, não entrava 3ª e nem 4ª, depois entrava em ponto morto”. Neste mesmo momento, novas paradas de boxes e as posições assim estavam: Vettel, Ricciardo, Kimi, Rosberg, Bottas, Perez e surpreendentemente, Nasr.

E na volta 37, graças a um (desculpe o termo) CIDADÃO FILHO DA PU** que invadiu a pista, temos novo safety car. Os ponteiros aproveitam para parar nos boxes e trocar pneus. A ordem do momento era: Vettel, Ricciardo, Kimi, Rosberg, Bottas, Kvyat, Perez. Após 4 longas voltas em safety car, o que demonstra grande despreparo da direção de prova, relargada e… NADA… não muda nada!

E continuamos assim até o final, algumas trocas de posições entre os últimos do grid e só! Grande prêmio finalizado por tempo graças as entradas de Safety Car.

PARABÉNS à Ferrari pelo acerto do carro e principalmente parabéns a Vettel. FESTA FESTA! Grudou agora no Rosberg na classificação do campeonato e coloca um pouquinho de pimenta nessa temporada ao menos. Segundo tivemos, também brilhantemente, Ricciardo e sua Red Bull. Fechando o pódio, Kimi. Nasr que parecia estar em boa corrida, perdeu desempenho após a última troca de pneus, depois conseguiu retomar ritmo, ultrapassou Maldonado e Grosjean, ficando com a 10ª posição. Não deixarei de destacar o desempenho de Verstappen, largou em 8º, ficou parado no grid com problemas, foi empurrado aos boxes e com recuperação fantástica, chegou em 8º ainda. Ainda, na última volta o LIXO da Toro Rosso pediu para Verstappen deixar Sainz passá-lo e o garoto respondeu um enfático “NÃÃÃO”! Parabéns pela postura!

Abandonaram: Alonso, Button, Hamilton, Massa, Hulkenberg e na última volta Gosjean.

RESULTADO FINAL

result_corrida

CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL

  • 1º Hamilton – 252
  • 2º Rosberg – 211
  • 3º Vettel – 203
  • 4º Kimi – 107
  • 5º Bottas – 101

PRÓXIMA ETAPA

O próximo encontro da turma da F1 será semana que vem (27/09/2015) às 02:00 da manhã para o GP do Japão. Veja o calendário completo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FÓRMULA 1 – Grid de Largada – GP de Cingapura – 2015
FÓRMULA 1 – Resultados dos Treinos Livres – GP de Cingapura – 2015
FÓRMULA 1 – Programação, horários e transmissão – GP de Cingapura – 2015