Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Vem aí a segunda etapa 2015 – Malásia –...

FÓRMULA 1 – Vem aí a segunda etapa 2015 – Malásia – Sepang

116
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

E o circo da Fórmula 1 retorna ao foco neste próximo final de semana (26 a 29/03/2015). O palco será a Malásia/Sepang em um circuito de 5.543 m de extensão e disputado com 56 voltas, totalizando mais de 300 Km.

O circuito é corrido no sentido horário. A pista tem como principal característica a sua largura, sendo a pista mais larga de todo o calendário da Fórmula 1. Também apresenta uma boa mistura de curvas de alta, média e baixas velocidades, com duas grandes retas praticamente paralelas unidas por um gancho lento e divididas pelas famosas arquibancadas do circuito, que permitem ver boa parte do circuito 1. A situação meteorológica que se costuma ter durante os grandes prémios é de forte calor e humidade, pois o clima do país é equatorial, por isso há sempre grande expectativa de chuva. (Fonte deste trecho: Wikipedia).

Imagem: "Sepang" por Will Pittenger - Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
Imagem: “Sepang” por Will Pittenger – Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A etapa marca o retorno do grande Fernando Alonso! O espanhol já viajou para a Malásia e a McLaren já confirmou nesta segunda-feira que irá definitivamente pilotar o MP4-30. Claro, nem que seja por mera formalidade, ainda passará por uma última avaliação médica na quinta-feira. para a equipe ter anunciado, devem ter MUITA confiança ou as coisas já estão “azeitadas”.

Em comunicado:

A McLaren-Honda tem o prazer de anunciar que, sujeito a uma avaliação médica de sucesso da FIA na próxima quinta-feira, dia 26 de março, no Circuito de Sepang, Fernando Alonso irá retornar ao cockpit de seu carro MP4-30 no GP da Malásia deste fim de semana. Fernando está muito ansioso para voltar ao carro e dar uma contribuição substancial aos esforços coletivos da Honda, para acelerar a melhoria necessária de nossa performance de pista – informou a equipe.

Para quem não sabe ainda da história, o bicampeão mundial havia sido vetado do GP da Austrália que abriu a temporada em razão de uma do estranho acidente sofrido na pré-temporada, no circuito espanhol de Barcelona, em fevereiro. Na ocasião, Alonso ficou três dias internado e sofreu perda momentânea de memória. A única desculpa dada pela equipe é que agora o Alonso se recorda de ter sentido o volante “pesado” antes da batida!

Desde seu acidente nos testes de Barcelona, Fernando seguiu um rigoroso programa de treinamento especializado, projetado e acompanhado de perto pelos principais cientistas do esporte para assegurar seu retorno de forma segura e oportuna para as corridas. No Centro de Tecnologia da McLaren, na semana passada, Fernando se reuniu com seus engenheiros e pilotou no simulador, para ficar atualizado com os últimos desenvolvimentos no chassi e no motor do MP4-30 – continuou a equipe.

Porem a felicidade pode acabar logo, assim que entra no cockpit! O McLaren que o piloto irá comandar fez uma estreia VERGONHOSA na etapa de abertura (Austrália). Devido problema na “unidade motriz”, seu substitituto Kevin Magnussen sequer largou em Melbourne. Já co companheiro Button recebeu a bandeirada, mas em 11º, ou seja, ÚLTIMO LUGAR! Vamos literalmente PAGAR para ver! #vainafealonso

Para os brasileiros, a informação principal seria a de que MAIS uma vez Felipe Nasr não participará do 1º treino livre. Agora por outro motivo. Raffaele Marciello, joia da Academia de Pilotos da Ferrari, assumirá o “carango” na sessão de abertura. Felipe ameniza a situação pois, diferentemente de Melbourne, já conhece o circuito devido as participações nas categorias de acesso à F1:

Será mais fácil para eu me preparar para este fim de semana, pois conheço a posta muito bem das categorias de base, o que não era o caso de Melbourne. Estou confiante que o traçado da pista da Malásia pode se adequar ao nosso carro – destacou Nasr.

A programação prevista é a seguinte:

Tomada de Tempo - Programação Malásia 2015 - Fórmula 1